Portal de convênios do governo será regulamentado em dois meses

0

O Diário Oficial de quinta-feira (13/9) publicou a portaria interministerial que institui o grupo de trabalho para regulamentar dentro de 60 dias o Portal de Convênios do Governo Federal. Ao final do prazo, o grupo vai redigir uma minuta de portaria interministerial que vai detalhar o funcionamento do website.

A portaria é assinada pelos ministros do Planejamento, Paulo Bernardo, da Fazenda, Guido Mantega, e da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage Sobrinho.

A coordenação do grupo de trabalho estará sob a responsabilidade da diretora de Logística e Serviços Gerais, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Loreni Foresti, e contará, também, com representantes dos Ministérios da Fazenda e do Planejamento e da CGU.

O portal vai trazer informações sobre a celebração, liberação de recursos, acompanhamento da execução e a prestação de contas dos convênios da União junto a órgãos e entidades que receberem recursos de transferências voluntárias do governo federal, como estados, municípios e ONGs, por exemplo.

A ferramenta deverá entrar no ar em 2008 com informações acessíveis à sociedade. Para ampliar a transparência sobre esses dados, além do governo federal, o Congresso, o Ministério Público, o Tribunal de Contas da União e a CGU, bem como outros órgãos que tiverem necessidade, poderão incluir informações no sistema.

A construção do portal é uma determinação do Decreto n° 6.170, de 25 de julho de 2007, contendo novas regras para o repasse de recursos voluntários da União para estados, municípios e entidades privadas. O seu principal objetivo é fornecer informações à sociedade sobre os convênios assinados com recursos públicos. O decreto entra em vigor em 1° de janeiro de 2008.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.