Fragmentação de dados, grande quantidade de informações e dificuldade de interpretá-las são os principais obstáculos encontrados pelos gerentes de cadeia de suprimentos, do termo em inglês supply chain. De acordo com estudo realizado pela IBM, cerca de 70% dos executivos da área apontaram esses problemas como os principais desafios que enfrentam no dia-a-dia, sendo que o custo do processo de correção de falhas decorrentes desses problemas é o maior obstáculo encontrado pelos executivos. A pesquisa revela ainda que apenas 16% dos entrevistados dispõem de uma solução eficiente para integração e controle de dados.
O estudo, que entrevistou 400 executivos do setor em 25 países da Ásia, Oceania, Europa e América do Norte, mostra que aplicativos integrados a ERP são eficientes dentro desse cenário, já que permitem uma visualização atualizada dos negócios das empresas. O acompanhamento das informações em tempo real também é apontado pelo relatório como a forma de diminuir o tempo dos processos e, consequentemente, para a tomada de decisões mais eficiente.
Segundo João Mário Lourenço Filho, responsável pelo gerenciamento da cadeia de suprimentos da área de consultoria da IBM Brasil, os executivos da área de supply chain estão percebendo que a existência de "pontos cegos" em seus negócios é uma séria ameaça, e por isso é fundamental ter um sistema eficiente de gerenciamento de dados.
- Busca de eficiência