Das 34 mil queixas registradas pelo Procon de Porto Alegre em seu terceiro semestre de funcionamento, 11,6 mil referem-se a problemas com serviços prestados por operadoras de telecomunicações. Segundo o órgão de defesa do consumidor, o número equivale a 34% de todas as reclamações feitas na capital gaúcha, o que transforma o setor no campeão de clientes insatisfeitos.
Os números levaram o Conselho Municipal de Defesa do Consumidor (Condecon) a convocar as empresas para uma reunião, a fim de esclarecer o que elas estão fazendo para reduzir esses índices.
As operadoras de telefonia fixa e móvel ocupam o primeiro lugar no ranking de reclamações, enquanto empresas de TV a cabo respondem pelo segundo lugar, seguidas pelos provedores de acesso à internet.
O Procon também atesta que, mesmo com o alto número de reclamações registradas nesse ano e meio de funcionamento, ainda há muitos consumidores de baixa renda que não conhecem seus direitos, garantidos por lei, e por isso não reclamam quando não têm suas queixas atendidas pelas empresas das quais são clientes.
- Atendimento falho