A Vicunha Têxtil, uma das maiores fabricantes do mundo de Denim (um tecido de algodão, que é a matéria-prima do Jeans) e responsável por 40% da produção de índigo do Brasil, investe constantemente em tecnologia de ponta em busca de aumento de vendas, produção com qualidade e redução de custos. Com essas demandas para ganhar ainda mais competitividade, recentemente a Vicunha anunciou que irá expandir sua plataforma de aceleração de rede da Riverbed Technology para a Argentina, pois hoje possui essa tecnologia no Brasil e Equador.
A Vicunha já utiliza a solução SteelHead da Riverbed em sete sites, sendo seis no Brasil e um no Equador e será ampliado para a unidade fabril na Argentina, ainda esse ano. Uma unidade do SteelHead está rodando no Rio Grande do Norte, três unidades no Ceará e duas em São Paulo.
O principal fator motivacional para aquisição da solução foi melhorar a experiência do usuário final no acesso às aplicações, principalmente aos ERPs da TOTVS e Operacional Têxtil. "A plataforma da Riverbed não só melhorou a experiência dos 1.800 usuários da rede no acesso às aplicações críticas, mas toda a experiência do negócio no suporte à comunicação do Grupo", aponta Jean Martins, coordenador de TI da Vicunha.
Necessidade
No final de 2010, a equipe de TI e infraestrutura da Vicunha decidiu implementar a plataforma Riverbed para obter maior agilidade no acesso às aplicações, em especial aos seus ERPs, em substituição a locação de links privados de comunicação entre fábricas e escritórios, nacional e internacionalmente. Os sites da Vicunha estão interligados por uma rede MPLS e links VPN.
Segundo Martins "com a nova plataforma, a Vicunha ganhou agilidade no acesso às informações, deixou de gastar com links privados e reduziu a dependência da empresa nas operadoras de telecomunicação", declara o executivo que ressalta: "o aumento de performance obtido não teria sido possível sem a Riverbed mesmo com um incremento sensível na largura de banda com aquisição de links privados. Isso porque a tecnologia da Riverbed agrega recursos de cashing, de eliminação da latência etc".
Expansão para a Argentina
Por conta da demanda crescente de colaboradores por tempo de resposta mais ágil e eficaz ao acesso às aplicações, a Vicunha expandirá sua infraestrutura com SteelHead para a fábrica Argentina. "Pretendemos melhorar a qualidade de experiência do usuário, com rapidez no acesso ao ERP e aplicações específicas do setor têxtil", complementa Martins. A Vicunha possui fábrica na Argentina e centro comercial e de distribuição na Suíça. Ao todo, a companhia tem oito mil funcionários.
A integradora Decatron foi a companhia responsável pela implementação do projeto na Vicunha. De acordo com Fábio Souza, gerente de Vendas da Decatron, o sucesso do projeto que começou lá atrás em 2010 resultou em expansão nesse ano. "Devido ao tempo de vida útil os SteelHead precisam ser renovados e a nova infraestrutura agrega recursos e funcionalidades que tornaram a plataforma ainda mais robusta e versátil (adequada a ambientes híbridos: SaaS, cloud etc), mantendo a garantia da alta disponibilidade e desempenho", explica Souza.