Amanhã (15/09) é Dia do Cliente, mas esta não é a única data ou ocasião que o empresário deve se preocupar ou dispor de atenção extra a quem compra seus produtos ou serviços. O cliente quer e precisa de atenção diária, ele só é fidelizado quando confia e quando é positivamente surpreendido.
Por falar em surpreender, a empresária Marina Máximo, CEO da Máximo Detalhe, empresa especializada em criação e personalização de brindes corporativos, esteve recentemente no festival de música The Town, que ocorreu em São Paulo e recebeu ao todo, mais de 500 mil pessoas em cinco dias de shows. Neste evento, a Máximo Detalhe realizou uma parceria com a Colgate, que com o slogan "Dê um Glow", lançou um creme dental branqueador e ofereceu aos visitantes do estande, uma pochete brilhante, personalizada e confeccionada pela empresa.
Considerando este episódio e a importância de oferecer uma experiência ao cliente, Marina elencou abaixo, três motivos pelos quais o produto personalizado contribui para a fidelização do e posicionamento de marca:
Sentir-se valorizado – Ao receber um presente personalizado, o cliente se sente valorizado pela marca, entende que aquele produto foi pensado para ele, o que eleva o sentimento de importância.
Utilização e associação à marca – Quando o presente ou produto é personalizado, o cliente pode utilizá-lo no dia a dia, o que faz com que ele crie uma associação com a marca e consequentemente, memorize-a. Se isso acontece, pode-se dizer que o posicionamento da marca está correto.
Tornar-se fã da marca – Quando o produto é personalizado, ele deixa de ser aquele brinde comum que todos estão acostumados a receber. Ao apresentar algo inovador, o cliente se surpreende e se encanta não só com o presente, mas com a história que ele conta.
Marina Máximo, profissional de Marketing, especialista em gestão de varejo e CEO da Máximo Detalhe.