A thyssenkrupp anuncia que está avançando em sua transformação por meio da reorganização do seu portfólio e do lançamento de seu programa global de desempenho "APEX". A thyssenkrupp rothe erde (unidade de negócios de rolamentos), a thyssenkrupp nucera, a Uhde e a Polysius, que possuem tecnologias-chave para a descarbonização da indústria, serão combinadas no início do novo ano fiscal, em 1º de outubro de 2023, no novo segmento chamado Decarbon Technologies. O Conselho de Supervisão da thyssenkrupp AG aprovou os planos da Diretoria Executiva.
Com a criação do novo segmento, a thyssenkrupp se posiciona como líder em tecnologia para a transição energética e fornece total visibilidade às suas extensas capacidades para a transformação verde.
Paralelamente à reorganização do seu portfólio, a thyssenkrupp está lançando o programa integrado de desempenho "APEX" para ajudar a alcançar as metas financeiras comunicadas no Capital Market Day, em dezembro de 2021, mesmo em um ambiente consistentemente desafiador. A thyssenkrupp visa alcançar uma margem EBIT ajustada de 4% a 6% para a companhia no médio prazo, um fluxo de caixa livre significativamente positivo antes de fusões e aquisições e um pagamento contínuo e confiável de dividendos para seus acionistas.
Miguel López, CEO da thyssenkrupp AG, afirma: "A thyssenkrupp possui tecnologias globais de ponta em suas empresas para reduzir grande parte das atuais emissões de CO2. Pretendemos explorar sistematicamente o grande potencial desses negócios e transformá-los em crescimento orientado pelo valor. Para isso, estamos estabelecendo o segmento Decarbon Technologies – nossa 'green industrial powerhouse'. Ao mesmo tempo, com nosso programa de desempenho, estamos preparando todas as nossas empresas para aumentar rapidamente e de forma sustentável sua lucratividade para níveis de referência e aproveitar ao máximo nossas oportunidades de mercado. Ambos são fatores críticos de sucesso, assim como no campo de futebol: por meio do programa de desempenho, estamos melhorando a estabilidade, velocidade e resistência."
A otimização bem-sucedida do portfólio e foco em temas futuros
Como parte de sua transformação, a thyssenkrupp está concentrando todos os seus negócios em questões futuras e novas tecnologias. Dessa forma, a companhia está criando as condições necessárias para se beneficiar das imensas oportunidades que envolvem a transformação verde.
Com a reestruturação do portfólio agora resolvida, os antigos segmentos Multi Tracks e Industrial Components serão dissolvidos. Os negócios Automation Engineering e Springs & Stabilizers, que permanecem no Multi Tracks, serão alocados no segmento Automotive Technology. Os processos de disposição iniciados para ambas as unidades serão continuados. A Forged Technologies (anteriormente Industrial Components) também fará parte da Automotive Technology no futuro devido à mesma estrutura de clientes finais. Dessa forma, a thyssenkrupp simplifica significativamente sua estrutura. No futuro, a thyssenkrupp compreenderá os segmentos Automotive Technology, Decarbon Technologies e Material Services, bem como as unidades Steel Europe e Marine Systems, cuja pretensão é que passem por processos de spin-off.
Decarbon Technologies reúne negócios com tecnologias verdes-chave
O novo segmento Decarbon Technologies, que gerou vendas de cerca de 3 bilhões de euros no exercício de 2021/2022 (pro forma), terá, no futuro, cerca de 15 mil colaboradores. A sede do segmento será localizada em Dortmund, na Alemanha, devido à sua proximidade geográfica com os negócios. Outras localidades em regiões de crescimento, como o Oriente Médio, estão sendo analisadas. A criação de codeterminação corporativa e empresarial, na forma de um Conselho de Supervisão e um Conselho de Trabalhadores, está planejada. O segmento será gerenciado pelo CEO da thyssenkrupp AG, Miguel López.
A Decarbon Technologies compreende os negócios da thyssenkrupp rothe erde, thyssenkrupp nucera, Uhde e Polysius. Essas unidades combinam muitos anos de experiência, conhecimento internacional especializado em engenharia de plantas, uma extensa base instalada e relacionamentos próximos com os clientes. Em detalhes:
- A thyssenkrupp rothe erde é a principal fornecedora mundial da mais recente geração de rolamentos que está tornando possível a transição energética. Os planos globais de expansão da energia eólica são enormes – e também as oportunidades de crescimento futuro para a empresa. A thyssenkrupp rothe erde impulsiona a transformação verde com rolamentos de grande diâmetro e anéis utilizados em turbinas solares e eólicas. A empresa instalou 1.000 rolamentos de rotor de vários megawatts;
- A eletricidade verde é o requisito fundamental para o hidrogênio verde. A thyssenkrupp nucera é uma das principais fornecedoras mundiais de plantas de eletrólise para a produção de hidrogênio verde. Depois da bem-sucedida oferta pública inicial (IPO), a thyssenkrupp AG pretende continuar apoiando o desenvolvimento da thyssenkrupp nucera como acionista âncora de longo prazo e se beneficiar das oportunidades de crescimento. Com mais de 600 projetos concluídos, a empresa é líder de mercado no setor de cloro-soda. Essa expertise sólida é usada para desenvolver e expandir a eletrólise alcalina de água, que produz hidrogênio verde em grande escala;
- No futuro, o hidrogênio verde será produzido principalmente em regiões do mundo onde a eletricidade verde está disponível a baixo custo. A amônia é um meio de transporte adequado para levá-lo para onde é necessário. A Uhde é uma das líderes mundiais em tecnologia nas áreas tanto de craqueamento quanto de produção de amônia, que será cada vez mais produzida por métodos verdes no futuro. Portanto, a amônia é um material básico importante para a indústria química e de fertilizantes em sua jornada rumo à neutralidade climática. A Uhde também oferece outras tecnologias para produtos químicos verdes;
- Ao lado das indústrias de aço e química, a produção de cimento é um dos maiores fatores para reduzir significativamente as emissões globais de CO2. Com suas tecnologias verdes, incluindo as plantas oxyfuel patenteadas, a Polysius é uma das pioneiras na transformação climática neutra da indústria de cimento. O potencial de mercado é alto, uma vez que os fabricantes de cimento estão sob grande pressão para reduzir suas emissões de CO2. A Polysius construiu aproximadamente 35% das fábricas de cimento do mundo.
Programa de desempenho "APEX" para apoiar a conquista de metas financeiras
Além da reorganização do portfólio, a thyssenkrupp está lançando um programa de desempenho holístico, cujos principais pontos foram apresentados ao Conselho de Supervisão. O objetivo do programa é assegurar que as empresas alcancem rapidamente e de forma sustentável suas metas financeiras comunicadas no Capital Market Day, em dezembro de 2021. Embora as empresas já tenham feito progressos significativos na melhoria de seu desempenho operacional como parte da transformação já iniciada, o ambiente hoje é muito mais desafiador do que se poderia esperar no final de 2021. Isso se refere não apenas à guerra na Ucrânia, mas também – como resultado – ao fornecimento incerto de energia e preços elevados de energia na Alemanha, cadeias de suprimentos continuamente interrompidas ou frágeis, bem como a inflação mais alta em todo o mundo e o aumento significativo das taxas de juros. O programa de desempenho atua para fechar decisivamente as lacunas que surgiram como resultado.
O programa de desempenho se chama "APEX", que é outra palavra para "pico". Nas próximas semanas, especialistas de todos os negócios irão identificar medidas adicionais para melhorar a gestão de caixa e o desempenho em seis áreas de atuação – por exemplo, na área de custos de materiais, os negócios são responsáveis pelo sucesso e implementação das medidas. A thyssenkrupp AG estabeleceu um "Escritório de Transformação" para gerenciar o programa. Cetin Nazikkol é o responsável pelo programa como Chief Transformation Officer (CTO). Agora que a thyssenkrupp delineou os objetivos do programa e definiu marcos nas últimas semanas, medidas concretas serão desenvolvidas e o processo de implementação será iniciado. Isso inclui um processo estritamente cronometrado sobre o progresso do programa e qualquer necessidade de ajuste com todos os negócios sob a liderança da Diretoria Executiva. O programa "APEX" será conectado às iniciativas existentes de melhoria de desempenho das unidades.
Negócios da Decarbon Technologies se beneficiam do programa de desempenho
Ao implementar o programa de desempenho, a thyssenkrupp dará especial atenção aos negócios do novo segmento Decarbon Technologies – em particular a Polysius e a Uhde. Nos últimos anos, ambos os negócios iniciaram com sucesso uma transformação tecnológica em direção a produtos e serviços verdes, e estabeleceram programas para melhorar seu desempenho. O próximo passo é impulsionar a transformação dos modelos de negócios – por exemplo, aumentando a modularização e a padronização de seus produtos e expandindo o lucrativo negócio de serviços. O desenvolvimento contínuo bem-sucedido da tecnologia de cloro-soda na thyssenkrupp nucera serve como exemplo: com sua abordagem padronizada e modular para a eletrólise alcalina de água, é possível produzir grandes volumes a baixo custo. Dessa forma, a thyssenkrupp nucera permitirá que seus clientes produzam hidrogênio verde em uma escala industrial maior e mais centralizada. O custoso e arriscado trabalho de construção e montagem está cada vez mais sendo terceirizado para parceiros.
"Com o programa de desempenho 'APEX', estamos assegurando que vamos aproveitar todo o potencial de nossos negócios líderes em tecnologia a longo prazo. Isso se aplica especialmente às tecnologias-chave para a transição energética, em que estamos buscando uma virada para modelos de negócios sustentavelmente lucrativos seguindo o exemplo da thyssenkrupp nucera. Ao agrupá-los na Decarbon Technologies, estamos tornando a thyssenkrupp pioneira na transformação verde e, assim, garantindo a viabilidade futura da empresa e de nossos clientes", diz Miguel López.