Quais são os ganhos da inovação corporativa para além do negócio?

0

A verdade é que, assim como tudo na vida, as empresas que não inovam ou não atualizam os seus métodos e processos estão fadadas à estagnação. Desse modo, a inovação corporativa é um processo crucial para o desenvolvimento do negócio e culmina na valorização da marca assim como na melhoria dos resultados e do lucro.

O fato é de conhecimento público, porém na hora de implementar é que surge os desafios. Assim, chegamos na situação em que 88% das empresas alegam incentivar seus colaboradores a proporem novas ideias, entretanto apenas 23,5% usam os meios e ferramentas adequados, conforme estudo da AEVO e Inventta.

Diante desses dados, fica a pergunta: como podemos aplicar a inovação corporativa com eficiência?

Um programa promovido pela Construtora Tenda, é um exemplo a se notar. Liderado pela área de inteligência de inovação, o projeto conseguiu mostrar como inovar é uma disciplina essencial para o sucesso do negócio. Ao passo em que soluciona problemas estratégicos, ainda auxilia a empresa a fincar a cultura de inovação entre os colaboradores, criando soluções que agregam valor ao setor imobiliário.

Em sua edição de 2022, foram 109 participantes e 16 projetos, que ao longo de quatro meses aplicaram ferramentas e métodos comumente usadas por startups. Todo o processo foi idealizado e acompanhado pela gerência de inteligência da empresa.

O grande diferencial dele é o seu teor prático, que correspondeu a 80% do tempo. Isso fez com que o engajamento dos colaboradores aumentasse formidavelmente. Eles realizaram um Design Sprint, para geração de protótipos; em seguida foram organizados em squads e, então, aplicou-se métodos ágeis para gestão de projetos.

O programa de inovação impulsionou a Construtora a estimular a participação ativa de todos os colaboradores com iniciativas que reduzissem os custos operacionais e aumentassem a receita. Eles atuaram como empreendedores dentro da empresa em áreas como operações, marketing, financeiro, suprimentos, jurídico, entre outras.

Ao longo do ano, o projeto se mostrou muito satisfatório, com o amadurecimento dos times no que diz respeito à flexibilidade, transparência e comunicação. Os squads conseguiram desenvolver projetos com retorno real para a empresa da ordem de milhões, além de também obter projeções promissoras.

O programa mostra que métodos imersivos e dinâmicos contextualizados com a cultura da empresa são a chave para obter resultados positivos na inovação corporativa e, consequentemente, nos resultados quantitativos e qualitativos da empresa.

Roberto Tsukino, Vice-Presidente da Bluefields.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.