Avaya vê mercado brasileiro cada vez mais importante

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O Brasil, que atualmente está entre os dez mercados mercado mais representativos para a Avaya, tende a dar um importante salto neste ano fiscal, encerrado em 30 de setembro, e subir, pelo menos, 2 posições, entre os países mais importantes para as receitas globais da empresa.

"O Brasil está apresentando um desempenho fantástico de crescimento, é um dos principais focos de investimentos da Avaya no mundo e está galgando posições fortemente em relação a sua participação nos resultados mundiais da empresa", afirmou Cleber Morais, presidente da Avaya para o Brasil. O executivo frisou que dentro do Bric (Brasil, Russia, Índia e China) o Brasil é o que mais apresenta evolução, mostrando-se como uma das maiores operações da empresa.

Como um dos motores de crescimento no Brasil para o próximo ano, Morais apontou dois segmentos em especial: as soluções para contact center e a área de comunicação unificada. Segundo ele, o call center deixou de ser uma central de atendimento e passou a ser uma central de negócios, por isso a empresa espera grande demanda destes tipos de soluções. Já no mercado de comunicação unificada, a Avaya aposta em um potencial enorme para atuar em empresas de médio e grande porte.

"Esses dois setores devem ser os impulsionadores dos nossos resultados no ano que vem. Esperamos que para 2009, no mínimo, se repita o resultado de 2008, com crescimento de dois dígitos", comentou Morais.

O executivo analisou também como importante para os resultados, a sua atuação no mercado de pequenas e médias empresas, denominado middle market, com o qual a Avaya teve "um crescimento muito forte no último ano". Dessa forma, atualmente, este segmento já passa a ter "uma representatividade significativa dentro das receitas da empresa no Brasil".

Para aumentar os seus resultados com o mercado de pequenas e médias empresas, a Avaya aposta em capacitação profissional. Contando com cerca de 64 parceiros, ela está treinando 150 técnicos para aumentar a capacidade de atendimento dos seus canais.

"Treinamento é uma plataforma para elevar as vendas em 2009. Os nossos canais estão sendo treinados para atender a grande demanda do middle market", atestou Morais.

Em relação à crise financeira mundial, o executivo apontou que esta ainda não está impactando negativamente os negócios e que, em alguns casos, a Avaya está repassando aos seus clientes valores de dólar inferiores ao do mercado, para facilitar a concretização dos negócios. "Até o momento ainda não tivemos nenhuma desistência dos contratos que estamos negociando. A crise terá um impacto muito pequeno neste ano", analisou.

No entanto, o executivo acredita que para 2009 as coisas ainda estão obscuras e que a flutuação do dólar será o principal fator do sucesso ou não. Segundo Morais, se o dólar se mantiver entre R$ 1,90 a R$ 2,00, ele acredita que não terá grandes impactos, caso contrário, os negócios podem vir a diminuir.

"O que impacta mais fortemente o processo de decisão do cliente em relação aos contratos é a flutuação do dólar. Hoje, por exemplo, o dólar recuou e estamos com certa estabilização, o que é bom para os negócios. Para 2009, vai depender do cenário global, que ainda não está claro", observou.

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