A atual situação econômica mundial não refreou os planos da Qlik Tech, empresa sueca de soluções de BI – Business Intelligence, que lançou na noite desta terça-feira, 14, a versão 8.5 do software QlikView, num evento que reuniu clientes e parceiros em São Paulo.
Segundo Roberto Guerra, diretor da Inteligência de Negócios, parceiro da software-house, ela acabou de fechar um negócio com a CNH, empresa do grupo Fiat, que ampliou de 131 para 215 o número de licenças contratadas. "A base para a concretização da operação foi um acordo em torno de um preço de dólar médio".
Para ele, esses momentos de instabilidade podem ser uma oportunidade competitiva, pois "nossa solução sai pela metade do preço da concorrência, é implementado em um quarto do tempo e traz o dobro de valor para o resultado de negócios do cliente".
O motivo dessa vantagem, segundo Guerra, é creditado ao fato do Qlik View ser desenvolvido com a tecnologia patenteada "In-Memory Analisys", que funciona a partir de uma base de dados não relacional, com alta taxa de compressão e otimização do processo de carga de dados, eliminado campo redundantes. "Além disso, agora não existe mais separação e diferença de preços entre a versão de 32 e 64 bits, que atende desde a pequena até uma grande corporação", enfatiza Guerra.
O motivo do otimismo também está embasado nos resultados da empresa na América Latina, onde cresceu 156% em 2008 e conquistou 350 novos clientes nos últimos 12 meses.