Para a Microsoft, uma das principais tendências do mercado de tecnologia será o software como serviço, ou software mais serviço como denominou o presidente da empresa, Steve Ballmer, durante seu discurso de abertura do TechEd, evento da empresa voltada para parceiros, realizado nesta terça-feira, 14, em São Paulo.
"O futuro da TI será direcionado pelo software mais serviço", afirmou Ballmer.No entanto, o executivo frisou que o novo modelo de distribuição não elimina a venda e instalação do software localmente. "Algumas coisas estarão na nuvem, mas vários outros softwares serão controlados de perto pelas empresas", analisou o executivo.
A Microsoft entende que a estratégia de software mais serviço será complementar ao atual modelo de negócios da empresa, e que as duas formas continuarõ a co-existir. A nova opção de venda de software será um canal alternativo para as empresas.
Assim, o presidente da Microsoft também apontou a virtualização de servidores e desktops, ou cloud computing, como um grande mercado em potencial e uma tendência, já que ela implica nas simplificações das tarefas administrativas. Além disso, Ballmer frisou também sobre a importância de sistemas interoperáveis e seguros, a visão de software mais serviço e como criar experiências ricas para os usuários.
Dessa forma, o executivo definiu esse novo cenário como a TI dinâmica. "A principal questão será de como tudo isso será agrupado em um novo modelo de computação, já que ele necessita de uma nova plataforma, conceitos novos como web 2.0, computação em nuvem, implementação ágil e fácil e um modelo diferente de negócios", comentou Ballmer.
Uma das apostas para este novo cenário será o novo Windows 7, que deverá trazer novas plataformas que estejam de acordo com as mudanças e inovações tecnológicas que surgiram no mercado.