Até o fim do ano, o número de tablet PCs vendidos em todo mundo deve chegar a 11 milhões e o de netbooks, a 43 milhões, de acordo com estudo da ABI Research. Segundo a consultoria, os números estão relacionados, já que a crescente demanda por tablets fez com que as vendas de laptops ultraportáteis crescesse abaixo da projeção feita por ela no ano passado.
O relatório do estudo observa, porém, que os tablet PCs ainda são muito recentes e devem demorar para ser tornar realmente "uma força" competitiva no mercado de computadores portáteis. A ABI Research afirma que ainda vai levar "alguns anos" até que os tablets alcancem a casa dos 40 milhões ou 50 milhões de unidades vendidas por ano.
De acordo com o analista da consultoria, Jeff Orr, a Apple foi muito bem sucedida ao lançar o iPad e criar esse novo mercado, mas a baixa adesão dos produtores de conteúdo editorial e o elevado preço médio do tablet (por volta de US$ 650) ainda não o transformaram num "produto de massa". Ademais, a Apple ainda não tem um concorrente à altura e os tablets ainda não foram descobertos pelo mercado corporativo, o que também acaba por afastar as operadoras de telecomunicações.
- Tímido