A remessa mundial de PCs apresentou crescimento no terceiro trimestre, mas ficou abaixo da expectativa do Gartner. De acordo com a consultoria, foram vendidos 88,3 milhões de equipamentos no período, o que representa um crescimento de 7,6% na comparação com o mesmo trimestre do ano passado. A última projeção da companhia era de que as vendas mundiais de computadores cresceriam 12,7% de um ano para o outro.
O estudo atribui a demora na retomada da demanda nos Estados Unidos e na Europa como o fator responsável pelas vendas terem ficado abaixo do estimado. Segundo o analista do Gartner, Mikako Kitagawa, a queda apareceu após um ciclo de dois anos de forte crescimento na demanda de PCs e aconteceu basicamente por causa da retração nas vendas de laptops, como notebooks e netbooks.
A venda de PCs portáteis mais simples, portanto, mais baratos, foi diretamente afetada pelo lançamento de tablet PCs, segundo Kitagawa. Nos EUA, onde o terceiro trimestre normalmente apresenta alta nas vendas por conta do fim do verão e da volta às aulas, os tablets abocanharam grande parte das vendas de computadores portáteis, explica o analista.
A fabricante que obteve maior participação no mercado de PCs no terceiro trimestre foi a HP, com 17,5% das vendas. A companhia, no entanto, viu a demanda por seus aparelhos cair 0,5% frente o mesmo período do ano passado. A Acer, que ficou segundo lugar, alcançou market share de 13,1%, 1,7% menor, na mesma base de comparação. O terceiro lugar ficou com a Dell, com representatividade de 12,2%, ou 9,2% acima do registrado em 2009.
- Mercado