A fabricante americana de discos rígidos Western Digital anunciou nesta quinta-feira, 14, que vai investir R$ 10 milhões para fabricação de seus produtos no Brasil. Para tal, ela firmou um acordo de OEM (Original Equipment Manufacturer) com a brasileira Digitron, que será responsável pela montagem dos produtos finais e também vai arcar com metade do investimento na fábrica. A expectativa da Western Digital é produzir 4 milhões unidades de discos rígidos no primeiro ano de operação da produção local, o que representará um volume de US$ 175 milhões.
Inicialmente, a empresa concentrará foco nos chamados HDs entrada de linha, unidades com capacidade de armazenamento de 320 GB e 500 GB, voltadas para notebooks e desktops. Posteriormente, discos rígidos externos também passarão a ser fabricados no Brasil. Os primeiros HDs produzidos no país devem chegar ao mercado até o fim deste mês.
A expectativa da Western Digital com a produção local é abocanhar 40% do mercado nacional de discos rígidos já em 2011. O bom momento econômico que atravessa o país e os benefícios fiscais para a produção na Zona Franca de Manaus, aliado ao acelerado crescimento do mercado de PCs, foram alguns dos motivos apontados pela empresa para investir no Brasil. Segundo Don Bennett, vice-presidente e gerente geral da unidade de HDs para desktops da Western Digital, a fabricação local será dedicada exclusivamente para atender ao mercado interno. "O Brasil representa um grande potencial de demanda por PCs. É um mercado bastante aquecido", disse o executivo, frisando que a empresa não deixará de importar produtos de sua extensa linha. A expectativa é que, um ano após o início da produção local, os HDs importados representem somente um terço das vendas da companhia no país.
O investimento na produção local não deve ser a única iniciativa da Western Digital para aumentar a presença no território brasileiro. Scott Davis vice-presidente mundial de vendas da companhia, que atualmente tem somente um escritório em São Paulo, diz que pretende expandir a atuação para outras três cidades do país com a abertura de filiais, mas não quis adiantar os nomes. Segundo ele, a Western Digital também vai investir em uma rede de logística e parceiros para atender a demanda local.
- Estratégia