A Diebold Brasil acaba de lançar seu sistema de segurança integrada para o Varejo, uma solução que chega para atender a uma demanda do setor que enfrenta o desafio diário de lidar com grandes somas de dinheiro de forma confiável e segura. O sistema inclui a instalação de um cofre inteligente, que pode ter agregado outros serviços como seguro e transporte do numerário. Também é possível realizar a integração deste cofre inteligente ao sistema de segurança das lojas.
De acordo com Carlo Benedetto, diretor geral de Marketing e Vendas da Diebold, o cofre inteligente foi apresentado em primeira mão no Fórum Nacional do Comércio, que aconteceu em Brasília (DF), e a repercussão superou as expectativas. "O comércio esperava por uma solução como essa, que minimiza os riscos para todos aqueles que recebem, ao longo do dia, dinheiro em espécie em seu estabelecimento comercial", afirmou.
O cofre inteligente, que possui a mesma tecnologia de automação de depósito presente nas mais modernas ATMs do mercado, mede cerca de 70 cm de altura, tem cor neutra e pode ser instalado, como parte do mobiliário, na área administrativa da própria loja.
As operações de depósito funcionam de forma rápida, simples e eficiente. O comerciante pode inserir um maço com até 30 cédulas e os leitores do cofre inteligente reconhecerão as cédulas, aceitando as verdadeiras e rejeitando as falsas. O equipamento faz a soma e pode transmitir a informação sobre o valor recebido diretamente para o banco onde o lojista opera sua conta corrente; é possível, também, transmitir essa informação para a transportadora de valores incumbida da coleta do numerário. No caso dos cheques, o cofre inteligente digitaliza o documento, lê o CMC-7, faz a formalística, isto é, verifica se o cheque está com todos os campos obrigatórios preenchidos, compara o numeral com o valor por extenso e transmite as informações e a imagem para o banco onde o cheque será depositado.
O diferencial do cofre inteligente desenvolvido pela Diebold é o conceito por traz da solução. Guto Zaccarelli diretor de Novos Negócios da Diebold, explica que o lojista tem a opção de adquirir o produto e ele mesmo operar o equipamento, mas há a opção de adquiri-lo como um serviço de segurança. Nesse caso, a oferta consistiria, além do cofre inteligente, do serviço de monitoração, seguro e coleta do numerário. O lojista ficará isento de riscos a partir do momento em que o dinheiro é ali depositado; o risco sobre aquele numerário será assumido pelo operador do serviço.
Outra vantagem é que o lojista poderá ter acesso total às informações de depósitos efetuados, seja em um único cofre inteligente ou em todos os cofres inteligentes de uma rede de lojas de forma remota. Isso pode ser feito através de seu celular ou tablet; é possível, também, programar o aplicativo para enviar ao lojista um SMS a cada depósito realizado. O Cofre Inteligente Diebold para o Varejo começará