A Certisign, empresa de certificação digital, e a AC Sincor, autoridade certificadora do Sincor-SP (Sindicato da categoria no Estado), anunciaram um novo produto para o setor: o Portal de Assinaturas do Mercado de Seguros AssinaSeg.
Trata-se de uma solução para assinatura de qualquer tipo de documento com validade jurídica por meio do Certificado Digital ICP-Brasil. Nesta plataforma, o usuário, além de assinar, pode transmitir e armazenar o documento no sistema. Com apenas alguns cliques e total segurança nos processos.
Qualquer tipo de documento pode ser assinado no AssinaSeg. "Os corretores de seguros, por exemplo, podem assinar o perfil de condutor, documento de alteração ou confirmação de perfil, contratos de representação, comunicados e qualquer outro tipo de documento que seja necessário", explica Maria Teresa Aarão, gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos da Certisign.
Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP, destaca a economia e agilidade nos processos que esta solução trará não só aos corretores, mas a todo o setor de seguros. "Por ano, são emitidas mais de 40 milhões de apólices de seguros, e como cada uma tem mais de seis páginas, totaliza-se 240 milhões de impressões. O gasto apenas com a compra de papel representa no setor, em média, R$ 7 milhões. Imagina se acrescentarmos o custo com impressão, motoboy, postagem, armazenamento etc? Vale ressaltar que há também o impacto no meio ambiente que é imensurável. Desta forma, fica clara a importância de migrar os processos físicos do setor para o eletrônico. O AssinaSeg é uma solução benéfica para as contas do mercado e para o planeta. Com o uso do Portal, os processos de assinatura começam e terminam no meio eletrônico com muito mais agilidade. É uma inovação."
Gestão de Risco
Com a validade jurídica assegurada pelo uso do Certificado Digital ICP-Brasil, o Portal AssinaSeg também é uma solução destinada à gestão de risco, justamente por utilizar a assinatura digital e permitir o armazenamento dos documentos de forma eletrônica.
"No Portal AssinaSeg você cria uma pasta eletrônica para cada cliente. Ou seja: não é necessário arquivar e-mails ou documentos impressos assinados à mão para ter a comprovação das informações enviadas pelos segurados. Você pode concentrar todos os contratos e apólices em uma única plataforma", explica Maria Teresa.