O site Extra.com.br, da Cnova, acaba de lançar uma nova versão de seu aplicativo móvel para iOS que inclui a possibilidade de autenticação através da impressão digital do consumidor. A funcionalidade está disponível apenas para os usuários que possuem iPhones 5S ou 6, aqueles dotados de leitor de digital. O usuário cadastra uma única vez a sua digital pelo app e passa a usá-la para ser identificado daí em diante dentro do Extra.com.br, tirando a necessidade de digitar login e senha. Vale destacar que se trata de um cadastro independente daquele feito pela Apple.
Para consumidores com smartphones Android, o site também tem uma novidade em seu aplicativo: a busca por voz, integrada com o sistema nativo da plataforma do Google. Em vez de digitar o nome do produto, o usuário pode dizer seu nome, após apertar o botão de busca por voz dentro do app. O Extra.com.br já foi baixado mais de 100 mil vezes por usuários Android.
Análise
O Extra.com.br conseguiu aproveitar para m-commerce duas das características mais marcantes dos dois principais sistemas operacionais móveis. Enquanto no Android a leitura de digital se limita a poucos modelos, como o Galaxy S5, da Samsung, no iOS a funcionalidade virou padrão a partir do iPhone 5S e já vinha sendo usada pela própria Apple para vendas dentro da App Store – e em breve será usada também para pagamentos presenciais com o Apple Pay. A busca por voz do Android, por sua vez, é reconhecida como uma das grandes vantagens desse sistema operacional, não apenas pela sua precisão na compreensão da fala, mas também pela quantidade de línguas que abrangem, incluindo o Português.
É provável que mais cedo ou mais tarde outros sites e apps de comércio móvel adotem essas mesmas funcionalidades.