A SoftwareONE acaba de fechar uma parceria com a Cortez Engenharia, principal construtora do Brasil dedicada à edificação de parques eólicos. A aliança contempla a implementação da plataforma MTWO, a fim de integrar todas as áreas da construtora, aumentar a eficiência operacional, possibilitar o acompanhamento em tempo real de diversas obras e otimizar orçamentos, aquisições e controle de custos. A conclusão do projeto está agendada para o primeiro trimestre de 2023.
De acordo com o Diretor Comercial MTWO da SoftwareONE, Arthur Patrício, a indústria da construção vem demandando novas aplicações que gerenciem suas demandas de forma integrada e o MTWO consegue suportar essa necessidade adequadamente. "Antes, as demandas eram atendidas parcialmente por soluções fragmentadas que, ainda assim, esbarravam em desafios na composição de relatórios e acompanhamento do ciclo de vida da construção. Por conta das diversas vantagens geradas a partir de sua implementação, a MTWO foi a solução mais adequada para atender as necessidades de transformação digital da Cortez Engenharia", explica Arthur.
Escopo do projeto
A primeira fase do projeto está em andamento e trata-se do desenvolvimento de um laboratório, intitulado V-Lab. Nesta etapa, os consultores da SoftwareONE analisam os processos da empresa e propõem soluções com o uso da MTWO para que a construtora possa compreender a dinâmica da plataforma. No caso da Cortez, foram contempladas 4 áreas: Engenharia e Projetos, Orçamentos, Suprimentos e Controle de Custos.
Já o escopo da segunda etapa contempla o aprofundamento das funcionalidades dos mais de 100 módulos que abordam as fases do ciclo de vida da construção, incluindo carregamento de dados e configurações definitivas para o uso da Cortez, detalhamento das regras para levantamento de quantitativos e orçamentação, desenvolvimento de integração com ERP e treinamento dos usuários.
Para Arthur, com a integração promovida pela plataforma MTWO, será possível acompanhar os KPIs de desempenho em tempo real, minimizar erros, eliminar desperdícios, otimizar a produtividade das obras e, consequentemente, aumentar a qualidade e sustentabilidade na execução de projetos.
Além disso, com esta visibilidade oferecida pela plataforma MTWO, a obtenção de melhorias acontece em curto prazo, explica Bruno Bluhm, Diretor Adjunto da Cortez Engenharia. "A expectativa é obter resultados relacionados à qualidade e velocidade da informação de maneira imediata, além de resultados financeiros já em 2023, aumentando gradativamente nos anos seguintes", acrescenta. "Nossa projeção é que o cliente tenha sucesso em seu plano de transformação digital, obtendo os resultados esperados para manter nossa parceria de longo prazo, e que os processos possam ser desenvolvidos com interoperabilidade, de forma ágil e assertiva", completa Arthur.
A plataforma MTWO
Reconhecida globalmente, a ferramenta da SoftwareONE alia o conhecimento do setor de AEC à uma inovadora tecnologia em nuvem para o gerenciamento integrado de processos de construção orientados por dados e possibilita o controle de todo o ciclo de vida dos projetos com o BIM (Building Information Modeling), metodologia de virtualização, modelagem e gerenciamento das atividades inerentes a um projeto de construção. Além disso, a MTWO gera insights utilizando Inteligência Artificial, Big Data e análises avançadas, e pode ser implementada de forma personalizada, de acordo com o grau tecnológico de cada empresa.
Segundo Arthur, o principal objetivo é desenvolver o projeto de implementação de maneira orgânica e que reflita o jeito Cortez de trabalhar. "A transformação digital deve acontecer da maneira mais fluída possível em todas as empresas, respeitando a vocação e a expertise adquiridas em anos de trabalho, sem, entretanto, deixar de ser efetiva no seu papel de melhoria dos processos" finaliza.