Minha empresa acaba de conquistar um reconhecimento importante: pelo segundo ano consecutivo figura entre uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil de acordo com uma renomada instituição do mercado. É uma alegria imensa.
Esse tipo de prêmio é um sinal de que estamos no caminho certo, claro. Mas também é um alerta para me manter refletindo sobre o que torna, de verdade, uma empresa boa para seus colaboradores, parceiros e para todo o ecossistema do qual ela está inserida. É uma corrida sem linha de chegada. Isso porque novos hábitos e desejos passam a integrar nosso comportamento e precisamos estar atentos constantemente a essas mudanças para incorporarmos ao ambiente corporativo.
Penso que a base de tudo é o cuidado com o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores, proporcionando um ambiente que promova tanto a satisfação profissional quanto o crescimento pessoal. Nesse sentido, as lideranças – independentemente do nível hierárquico que ocupem – precisam estar empenhadas em uma série de fatores para que a empresa, em sua totalidade, atinja esse objetivo.
- Cultura Organizacional Positiva: uma cultura organizacional saudável é fundamental. Isso envolve valores compartilhados, um clima de respeito e inclusão, e práticas que incentivam a colaboração, como diálogo e trabalho em equipe. Empresas que promovem uma cultura positiva tendem a ter equipes mais motivadas e engajadas, o que se traduz em melhores resultados;
- Oportunidades de Desenvolvimento: boas empresas investem no desenvolvimento de seus funcionários. Isso inclui treinamentos, workshops, mentorias e oportunidades de crescimento dentro da organização. Quando os colaboradores veem possibilidades de avanço em suas carreiras, a satisfação e a retenção aumentam;
- Equilíbrio entre Vida Profissional e Pessoal: empresas que entendem a importância do equilíbrio entre vida profissional e pessoal tendem a ter colaboradores mais felizes e produtivos. Flexibilidade de horários, opções de trabalho remoto e políticas que apoiam a saúde mental são exemplos de práticas que ajudam a alcançar esse equilíbrio. Neste ponto, não poderia deixar de lembrar dos benefícios trazidos pela semana de quatro dias de trabalho, que temos experienciado na prática;
- Comunicação Transparente: a comunicação clara e aberta é um pilar essencial em uma boa empresa. Quando a liderança se comunica de forma transparente, os funcionários se sentem mais seguros e valorizados. Isso também promove um ambiente onde os colaboradores se sentem à vontade para expressar ideias e preocupações. Ao mesmo tempo, facilita a troca de ideias e a cocriação entre as pessoas;
- Reconhecimento e Recompensa: ninguém gosta de se sentir irrelevante. O reconhecimento do trabalho bem feito é um fator motivacional importante. Empresas que valorizam e recompensam o desempenho dos colaboradores, seja por meio de bônus, promoções ou elogios, ajudam a criar um ambiente positivo e incentivador.
- Benefícios Competitivos: Além do salário, benefícios como planos de saúde, vales-alimentação, programas de bem-estar e licença parental são aspectos que atraem talentos, assim como uma rotina de trabalho flexível e que leve em consideração os desejos das pessoas. Empresas que oferecem pacotes de benefícios atraentes demonstram preocupação com a qualidade de vida de seus colaboradores;
- Diversidade e Inclusão: a diversidade é um ativo valioso para qualquer empresa. Organizações que promovem um ambiente inclusivo, onde pessoas de diferentes origens e experiências se sentem bem-vindas, tendem a ser mais inovadoras e a ter uma cultura mais rica;
- Missão e Valores Alinhados na Prática: trabalhar em uma empresa cujos valores e missão estão alinhados com a realidade da companhia pode aumentar a satisfação e o engajamento. Afinal, é preciso sair dos discursos e levar esses elementos para a prática. Funcionários que acreditam no propósito da empresa tendem a se sentir mais motivados e conectados ao seu trabalho.
É simples? Não é. Manter uma empresa como um bom lugar para trabalhar não é uma tarefa simples. As lideranças devem estar sempre atentas e dispostas a ouvir seus colaboradores, adaptando-se às novas demandas e expectativas. Esse é um processo contínuo que requer comprometimento e uma visão abrangente do negócio. No entanto, a recompensa é imensa: um ambiente onde as pessoas se sentem valorizadas e realizadas, resultando em equipes mais engajadas e produtivas. Saber que estamos contribuindo para a felicidade e o desenvolvimento dos nossos colaboradores é, sem dúvida, uma das maiores conquistas que uma empresa pode almejar.
Fabrício Oliveira, CEO da Vockan.