Todos os anos, a última sexta-feira do mês de novembro é dia de Black Friday. A data surgiu, que surgiu nos Estados Unidos, está diretamente ligada a um dos feriados mais importantes no país: o Dia de Ação de Graças. No Brasil, a oportunidade conhecida mundialmente pelos descontos atraentes é promovida desde 2010. A cada temporada se torna ainda mais popular entre os brasileiros.
Segundo levantamento da Neotrust, em 2021, a Black Friday gerou R$ 5,41 bilhões em vendas no comércio eletrônico, volume 5,8% maior do que no ano anterior. Para 2022, a tendência é de consolidação das vendas em plataformas digitais, já que representam 72% da preferência de compra pela internet.
Como trata-se de um período aguardado pelo público, é fundamental criar algumas promoções e se preparar de modo adequado para surpreender sua audiência e potencializar os lucros. Além disso, com a evolução das compras on-line, os desafios são crescentes. Um deles, por exemplo, é manter a estabilidade de sua plataforma digital diante do aumento no volume de acessos.
Quer saber como organizar o e-commerce e usar a Black Friday a favor do seu negócio? Atente-se às dicas a seguir.
Faça um planejamento estratégico
Um bom planejamento funciona como um mapa rumo aos seus objetivos. Por isso, antes de criar promoções aleatórias no e-commerce, é importante planejar suas ações para esse período de explosão de vendas. Primeiramente, é necessário realizar uma pesquisa com o seu público para saber quais são os principais itens de desejo durante as promoções. Depois, vale criar todos os recursos digitais em termos de plataforma de vendas, soluções de pagamentos e hospedagem do site para garantir uma excelente experiência de compra.
Aposte em campanhas e na gestão de mídia e performance
O principal erro das marcas em dias de grandes promoções é querer falar com todo mundo e não conseguir se comunicar com ninguém. É na etapa de dar o start no plano de campanhas que as empresas com foco em data driven marketing saem na frente. Há uma série de ferramentas que oferecem dados para personalizar a comunicação e as ofertas com base, por exemplo, no histórico de compras e de buscas na plataforma.
Ainda vale destacar que, para alcançar maior crescimento tanto das vendas em si quanto do ROI, é importante potencializar a gestão de mídia e performance da sua marca. A ideia é expandir a visibilidade do seu negócio com o melhor custo-benefício, envolvendo essas estratégias com o e-commerce de forma eficiente. Assim, é possível conquistar melhores resultados em ações no Google Ads, Facebook Ads, redes de afiliação, mídia para apps, mídias sociais etc.
Crie uma jornada completa
É essencial oferecer uma experiência de compra agradável para cativar o cliente e fidelizá-lo. Nesse sentido, é importante manter um relacionamento próximo e entender quais são as demandas. Por exemplo: diversificar as formas de pagamento, ter um e-commerce que facilite a navegação, oferecer cupons e ofertas e/ou investir em estratégias de marketing para atrair a atenção e potencializar os resultados.
Ao colocar essas ideias em prática o quanto antes, o seu negócio estará pronto para aproveitar ao máximo um momento único de altas vendas.
Felipe Macedo, co-CEO e founder da Corebiz.