A holding familiar do economista e empresário Roberto Giannetti da Fonseca é a nova sócia da dataRain, empresa brasileira 100% orientada à computação em nuvem e uma das mais importantes parceiras da Amazon Web Services (AWS) no Brasil. A holding Brasilis Kaduna — que também presta serviços de consultoria econômica e tributária para mais de 100 clientes de todo o País —, traz à dataRain sua expertise administrativa e networking, com papel estratégico de interface para captar novos clientes.
Com a entrada do novo investidor e sócio, a dataRain deixa de ser uma empresa LTDA e torna-se uma S/A. O movimento faz parte da estratégia de uma futura abertura de capital da empresa, que já distribuiu uma opção de compra de ações entre os seus principais colaboradores. "A dataRain não é mais uma startup. A empresa hoje já se projeta de uma forma permanente, com metas sólidas e crescimento sustentável", ressaltou Giannetti.
Com função de conselheiro informal, Giannetti, que desde 2018 acompanha os negócios do grupo VentureLabs, aconselhou a sua holding familiar a adquirir ações da dataRain, que também é parte deste grupo, confiando no potencial do mercado de computação em nuvem.
"A nuvem é o futuro e, muito em breve, nossa memória coletiva vai estar toda lá. Tenho acompanhado este mercado, que é altamente promissor, crescer de forma exponencial, com mais de dois dígitos por ano. E vai crescer ainda mais, principalmente por conta dos avanços em pagamentos eletrônicos, mercado de capitais, telemedicina, e dezenas de outros segmentos. Uma empresa com esse potencial, em estágio inicial, que atua com a líder mundial do setor, a AWS, foi, com certeza, um investimento muito atrativo", disse.
Outro aspecto positivo apontado por Giannetti foi a qualidade do time da dataRain, que soma mais de 160 certificações AWS. "Todos jovens, com brilho nos olhos e alta capacidade técnica. Entre os gestores, muita qualidade, com lideranças com grande experiência e conhecimento de tecnologia e alta aptidão para gestão de pessoas", disse, ressaltando outro importante movimento aliado à sua chegada: a opção de compra de ações da companhia por colaboradores.
A partir desta oportunidade, Pedro Nunes Guth, Clarissa Mattos, Thais Lino e Everton Simões Canini tornaram-se sócios da dataRain, na mesma ocasião em que a entrada de Giannetti foi oficializada. Pedro, Clarissa e Thais iniciaram na empresa como estagiários. "Organizar a equipe, capacitar, motivar, estimular, dar a opção de compra de ações aos colaboradores são importantes para que este grupo seja participativo e com interesse na empresa e não somente em cumprir sua atividade empresarial. São as pessoas que fazem os negócios irem bem ou mal e reconhecendo que elas têm possibilidade de se tornarem sócios pelo trabalho que estão fazendo, vamos todos evoluir juntos".
Por fim, Giannetti destaca a sinergia entre o desenvolvimento da dataRain com os clientes que já atende em sua holding. "São centenas de oportunidades, com grande potencial de promover este network, agregando valor com um importante recurso para empresas de diferentes portes e de qualquer área de atuação, que é a nuvem computacional", disse.
Com mais de 50 anos de vida profissional, Giannetti é formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Diretor e Presidente da Cotia Trading S.A de 1977 a 1988. Exerceu o cargo de Secretário Executivo da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) de 2000 a 2002, durante o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. Ocupa ainda o cargo de presidente do LIDE Energia e é o atual vice-presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB).
Futuro
Com previsão de faturamento de R$ 120 milhões até o final deste ano, a dataRain se organiza para abrir uma subsidiária nos Estados Unidos. A empresa vem conquistando clientes e reconhecimentos da AWS, com base em um padrão de entregas com excelência. "O principal é mantermos esta diferenciação técnica de nossos profissionais e serviços, explorando as áreas de conhecimento de ponta, expandindo nossa atuação em segmentos como o de Serviços Financeiros, Agronegócios e Automação. Além disso, seguiremos nos aprimorando em setores onde já temos forte atuação como Saúde, Educação, Governo, Utilities e Entidades sem Fins Lucrativos", destacou o CEO da dataRain, Wagner Andrade.