O CESAR, centro de inovação que forma profissionais e impulsiona organizações, potencializando suas estratégias digitais, em parceria com a consultoria DeepDive e o Shopping Recife lançam o Smart Shopping, um projeto inovador que vai usar IA generativa para entender as necessidades únicas de cada cliente.
A proposta é que os clientes tenham atendimentos personalizados usando apenas um simples comando de voz ou mensagens de texto, não sendo necessário baixar nenhum aplicativo.
A primeira fase do projeto começou esta semana e tem duração prevista de um mês, realizando testes e pesquisas com um grupo de clientes selecionados no Shopping Recife. A ideia é que em seis meses, a IA já seja capaz de fornecer os serviços personalizados, incluindo sugestões de diversão, serviços e produtos e links diretos para compras, compreendendo comandos de áudio e mensagens de texto. Esta tecnologia inteligente também coletará dados e criará um histórico de consumo, permitindo uma experiência de compra verdadeiramente personalizada.
Além de aprimorar a experiência do cliente no local, o Smart Shopping também oferecerá assistência virtual com chatbots inteligentes e outras interfaces, garantindo comodidade e acessibilidade. Os recursos incluirão ainda a reserva de cadeiras de rodas, ingressos de cinema e até mesmo a localização de objetos perdidos.
Segundo a Abrasce, Associação Brasileira de Shopping Centers, os shoppings brasileiros recebem até 443 milhões de visitas por mês. Com essa alta demanda, o Smart Shopping destaca-se por se adaptar a uma variedade de canais de comunicação.
O objetivo é proporcionar um atendimento prático e eficiente, eliminando a necessidade de baixar múltiplos aplicativos para cada shopping visitado. Este projeto fortalecerá o relacionamento entre consumidores e lojistas, tornando a experiência de compras cada vez mais personalizada.