Poucas revoluções tecnológicas se disseminaram de forma tão rápida como a inteligência artificial (IA) generativa. No último ano, os modelos fundacionais que impulsionam a IA generativa se mostraram capazes de rivalizar com a capacidade humana de perceber, entender, comunicar, criar, raciocinar e usar ferramentas.
O lançamento público do ChatGPT, no final de 2022, tornou esses modelos acessíveis a uma grande base de pessoas que não tinham qualquer experiência em lidar com essa tecnologia. Apenas dois meses após esse lançamento, o ChatGPT já contava com mais de 100 milhões de usuários – uma taxa de adoção cinco vezes mais rápida do que a do campeão anterior, o TikTok.
Para as empresas, esses modelos representam, mais do que uma revolução tecnológica, uma profunda mudança econômica. Com uma barreira relativamente baixa para que as companhias experimentem maneiras de usar a IA generativa em seus negócios, a tecnologia está se espalhando para um espectro mais amplo de indústrias e capacidades.
Os modelos fundacionais mais recentes melhoraram drasticamente em relação às versões anteriores. Trata-se de uma mudança significativa na economia e no desempenho para compreender, raciocinar, gerar e agir sobre dados não estruturados. A pesquisa da Bain sugere que o acesso a um grande modelo de linguagem e ferramentas de IA pode ajudar as organizações a acelerar 20% das tarefas dos trabalhadores sem perda de qualidade.
As companhias estão vendo resultados iniciais, com redução de custos e aumento de produtividade e qualidade em aplicações como vendas e marketing, resolução de tickets de TI, aquisição de talentos de RH e gerenciamento de desempenho, desenvolvimento de software e centros de contato e help desk de clientes. A pesquisa da Bain com empresas de software revela que 75% dos executivos desse segmento afirmam que a IA atingiu ou superou seus objetivos, 76% dizem que ela está acelerando o tempo de chegada ao mercado, e 63% percebem melhorias na qualidade do código.
Os modelos fundamentais e a IA generativa já estão criando novo valor em casos que antes não eram possíveis, como atualização rápida de habilidades, hiper personalização e testes A/B de baixo custo, redefinição da experiência do cliente e remodelagem do negócio.
Para executivos e conselhos de administração, a chegada da IA em escala apresenta oportunidades enormes. A maioria está focada em entender como a ferramenta pode agregar valor, mas também é importante lidar com uma série de questões técnicas e de processo que podem apoiar a implementação rápida de soluções com a tecnologia.
A partir de seus mais recentes estudos, a Bain elencou os principais aspectos técnicos que as companhias devem considerar para implementar a IA generativa:
– Mecanismos de privacidade para garantir a segurança dos dados e dos clientes, bem como a conformidade com regulamentos;
– Estratégia sólida para desenvolvimento apenas de aplicações mais sensíveis ao negócio, mantendo o equilíbrio de escolhas de fornecedores para evitar dependência;
– Utilização de operações adequadas de aprendizado de máquina (ML Ops) e processos de engenharia para testar e preservar a qualidade e a resiliência de modelos complexos e não determinísticos, bem como manter a qualidade dos dados de entrada, com arquitetura escalável para componentes e modelos reutilizáveis;
– Acesso a recursos computacionais que permitam uma ampla variedade de pontos de design de energia e desempenho, da nuvem ao edge.
Além da estrutura tecnológica, a Bain acredita que as empresas devem responder a três questões sobre processo antes de seguir para os próximos passos:
– Nossas experimentações em ambientes de sandbox podem entregar rapidamente resultados que demonstrem o valor potencial?
– Temos um roteiro para escalonamento e gerenciamento de mudanças para nos ajudar a alcançar o potencial completo da tecnologia?
– Estamos preparados para redesenhar processos de negócios e realocar mão de obra na velocidade exigida pelas inovações?
A rápida adoção da IA ao longo do último ano e as muitas maneiras pelas quais ela contribui para a produtividade e criatividade geraram uma onda de entusiasmo em todo o setor de tecnologia e além. Produtos e serviços devem evoluir rapidamente nos próximos seis meses, especialmente porque o estabelecimento de grandes modelos fundacionais significa que o custo da experimentação é relativamente baixo. Esperar para ver o que os concorrentes vão fazer é dar espaço para que eles cresçam. Nesse sentido, como a sua empresa pode criar valor com a IA hoje?