A TCS assinou um acordo para ajudar a Air France-KLM e, nos próximos três anos, a vai trabalhar para modernizar os dados do grupo de companhias aéreas, movendo-os para o sistema de Cloud e promovendo a próxima geração de aviação orientada por dados.
Essa mudança pretende ajudar a Air France a sair dos data centers e aproveitar a força da nuvem, apoiando uma indústria de aviação sustentável e adaptável. A nova arquitetura de dados permitirá o uso de dados para aprimorar as operações, orientar decisões, melhorar a funcionalidade e ganhar eficiência.
A TCS tem parceria com a Air France-KLM há 30 anos para aumentar a confiabilidade, as mídias sociais, o atendimento ao cliente e o comércio eletrônico. Suas inovações digitais, incluindo um conjunto de aplicativos móveis e recursos como filas digitais em saguões de aeroportos e coleta de cartões de embarque via mídia social, melhoraram o controle e o conforto dos passageiros.
Com base nessa parceria de longa data, a TCS agora ajudará a empresa a migrar seus sistemas críticos e dados de negócios essenciais para a nuvem, abrangendo áreas-chave como operações de voo, informações de passageiros, manutenção de aeronaves, plataformas de comércio eletrônico de companhias aéreas e muito mais. Essa migração aumentará a eficiência operacional em todas as linhas de negócios, garantindo um gerenciamento de dados contínuo e seguro, além de modernizar o cenário tecnológico, permitindo novas possibilidades.
Pierre-Olivier Bandet, vice-presidente executivo e CIO do Grupo Air France-KLM, disse: "Em uma indústria em rápida evolução, estamos comprometidos em nos tornar campeões do transporte aéreo na Europa, ao mesmo tempo em que cumprimos nosso papel como pioneiros da aviação sustentável. Temos o prazer de abrir um novo e empolgante capítulo com nosso parceiro de longa data, a TCS, para aproveitar ao máximo nossos dados e novas tecnologias para nos tornarmos ainda mais centrados em dados e ágeis para atender e superar as expectativas de nossos clientes."
Os dados podem ajudar as companhias aéreas a melhorar sua eficiência, simplificar suas operações e promover a inovação, levando a uma experiência de voo mais rápida e personalizada para os clientes. No entanto, os dados geralmente residem em uma infinidade de sistemas díspares e não estruturados. Hoje, extrair insights acionáveis e valor de dados corporativos e de ecossistemas é um desafio importante para muitas empresas. O desafio é agravado pela grande e complexa organização da Air France-KLM, que opera várias marcas de companhias aéreas com uma frota de 551 aeronaves voando em 320 destinos em 100 países.
Krishnan Ramanujam, presidente do Consumer Business Group da TCS, disse: "Não poderíamos estar mais orgulhosos de nossa história compartilhada de 30 anos de realizações inovadoras e do impacto positivo que causamos nas experiências dos passageiros, funcionários e parceiros da Air France-KLM. Estamos ansiosos para ajudar a Air France-KLM a se tornar o grupo de companhias aéreas mais orientado a dados do mundo e continuar a alcançar novos patamares no transporte aéreo e na experiência do cliente, excelência operacional e sustentabilidade nas próximas décadas."
Com este projeto de transformação significativo, a TCS está pronta para redefinir os padrões da indústria nos setores de viagens, transporte e hospitalidade. Uma característica de destaque deste projeto é que a acessibilidade de dados na nova nuvem será alcançada no primeiro ano. O esforço será liderado por uma equipe dedicada de 100+ profissionais nos centros de entrega da TCS na França, Holanda e Índia. A estreita colaboração com as equipes de dados da Air France-KLM com sede em Toulouse será fundamental para garantir o sucesso dessa transformação em larga escala.