A Visa registrou um crescimento de 100% no uso do "Visa Testers" nos primeiros nove meses de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. A plataforma de pesquisa permite às empresas investigarem a percepção dos consumidores sobre produtos e serviços por meio de testes de usabilidade, questionários e outras ferramentas.
A solução pode ser usada antes de um lançamento oficial ou para rever processos já existentes e que precisam ser otimizados. Os consumidores de uma marca ou até pessoas que não são clientes, mas que gostariam de testar e opinar sobre determinada funcionalidade, também podem dar a sua contribuição.
Lançada em 2021, a plataforma foi criada pela área de VAS (Value-Added Services) da companhia responsável por soluções de valor agregado focadas em aceitação, consultoria, marketing, insights, emissão, risco, identidade e open banking-, e é operacionalizada pelo Visa Consulting & Analytics (VCA), braço de consultoria da marca, que oferece modelos proprietários de consultoria, inteligência e capacidades de data & analytics para ajudar empresas a formular estratégias para impulsionar o crescimento e a rentabilidade de seus negócios, competir na economia digital e abordar temas relevantes. Criada pela Visa do Brasil, a solução já conquistou empresas de países vizinhos, como Chile e México.
Ainda observando o somatório de todas as empresas que estão usando a solução no país, a Visa mostrou que já foram respondidos quase 100 mil testes desde o lançamento, representando um crescimento anual de 100% em relação ao ano passado.
Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics, conta que "a solução é bastante procurada no Brasil e na América Latina, pois busca entregar maior assertividade na melhora da experiência do cliente e tomada de decisão como um todo. Além da implementação ágil de até 30 dias, a plataforma é agnóstica, tornando possível a abordagem de diversos temas, funcionalidades, produtos, serviços e afins. Além do mais, é possível utilizá-la para fluxos e processos internos da empresa. Estamos expandindo o serviço para a América Latina e temos planos de conquistar outros mercados fora do continente",
A Visa também apresentou os tópicos trabalhados que mais se destacaram na plataforma recentemente: Click To Pay, Principalidade, Compras Internacionais. No caso do Click To Pay solução de checkout da Visa -, os questionários avaliam a percepção, entendimento e interesse do público em relação ao tema.
Em relação à principalidade, os questionários investigaram os fatores de escolha de credenciais pelos consumidores. Sobre compras internacionais,foram analisados os motivos que influenciam o uso de credencial de crédito como meio de pagamento (ao invés de contas globais). A plataforma também metrificou a preferência e os benefícios na utilização do WhatsApp como canal de relacionamento com o consumidor.
"A Comunidade Testers pode ser aplicada por diversas empresa, de diferentes localidades e nichos. Por esses fatores, esperamos que a solução cresça ainda mais e continue ajudando a redefinir o panorama do relacionamento com os clientes, colocando-os cada vez mais no centro dos negócios", finaliza Tiago.