A Cisco Systems do Brasil e a Fundação Bradesco inauguraram nesta terça-feira (13/12), em Campinas, a Célula Cisco, instalada no Bradesco Instituto de Tecnologia (BIT). A célula recebeu investimento de cerca de US$ 500 mil e será utilizada, inicialmente, para a capacitação técnica de alunos da Fundação Bradesco no desenvolvimento de aplicativos para telefonia IP.
A Célula Cisco é composta por um laboratório com tecnologias avançadas, equipado com roteadores, switches, rede wireless, soluções de segurança e telefonia IP. Além disso, possui uma sala de aula com capacidade para treinamento simultâneo de até 16 alunos, computadores com acesso à internet e projetor, e possibilita, também, a realização cursos de treinamento para a certificação CCNP (Cisco Certified Networking Professional), outros cursos específicos e encontros de grupos de estudos.
O BIT é resultado de parcerias com empresas de tecnologia e apoiado pelo Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT) por meio dos consórcios Digital Life e Digital Nation, que têm como objetivo o desenvolvimento de tecnologias de interesse para as sociedades e para a inclusão social em países em desenvolvimento. Nesse contexto, a Fundação Bradesco tem como responsabilidade, desde 2001, a identificação e a implantação no Brasil de projetos para a educação e inclusão social.
?Nosso objetivo é proporcionar aos alunos da Fundação Bradesco o acesso a equipamentos e soluções de última geração, para que possam ser treinados no desenvolvimento de aplicações baseadas em tecnologias avançadas?, observa Carlos Carnevali, vice-presidente da Cisco Systems para América Latina e Caribe.
Carnevali destaca que esta é uma iniciativa importante para promover a inclusão social e assegurar formação profissional qualificada. E cita um outro exemplo, o Programa Cisco Networking Academy ? implementado no país em 2000 e do qual a Fundação Bradesco também faz parte ?, criado para disseminar conhecimento sobre redes e conectividade junto aos jovens. Atualmente o programa conta com 110 academias e já formou mais de 8 mil alunos nos últimos cinco anos.
?A Fundação Bradesco reafirma o seu compromisso em oferecer educação de qualidade e com recursos avançados de tecnologia para as comunidades carentes no Brasil, e a parceria com a Cisco possibilitará uma qualificação profissional e inclusão digital que serão diferenciais importantes na melhoria da empregabilidade e mobilidade social dessas comunidades?, afirma Denise Aguiar Alvarez Valente, diretora da Fundação Bradesco.