A Microsoft anunciou o início da produção do Windows Server 2003 R2. Desenvolvido a partir do Windows Server 2003 com o Service Pack 1, o R2, segundo a empresa, traz novos recursos e mais benefícios para as empresas nas áreas de gestão de filiais, gestão de identidades e acesso, virtualização, gestão de armazenamento e tecnologias para a plataforma da internet. O produto estará disponível no mercado em cerca de 60 dias.
?O R2 representa uma evolução significativa nos cinco principais compromissos que o Windows Server se propõe a cumprir por meio de características que serão os grandes diferenciais da infra-estrutura dos clientes nos próximos dez anos?, afirma Ricardo Souza, gerente de produtos e soluções Windows Server & Storage, da Microsoft Brasil.
Dentre os cinco compromissos propostos pela Microsoft, aos quais o executivo se refere, estão um servidor para cada tipo de atividade, de modo a simplificar o gerenciamento de filiais e de pequenas empresas através de recursos como a atualização e gerenciamento de patches em toda a rede; sistemas dinâmicos de autogestão ? virtualização e WS-Management ?, de forma a possibilitar às empresas aumentarem a eficiência operacional por meio da consolidação de servidores, migração de aplicações de sistemas legados, recuperação de desastres, além de testes e desenvolvimento de software.
Como parte do compromisso estão também o armazenamento universal distribuído, por meio da oferta de novas ferramentas de gerenciamento de instalações de armazenamento, permitindo que os clientes conheçam e resolvam questões de utilização de armazenamento de dados, monitorem e controlem a utilização do espaço em disco com cotas de diretórios, proíbam determinados tipos de arquivos em seus servidores e possam configurar e provisionar redes de armazenamento iSCSI (internet small computer system interface) ou fibre channel; e o fornecimento de uma plataforma para a web e interoperabilidade com a plataforma Unix, que possibilitará aos clientes estender de forma eficiente sua infra-estrutura de negócios para a web, reduzindo, ao mesmo tempo, os custos de desenvolvimento e gerenciamento.
O Windows Server 2003 R2 traz também as funcionalidades para estender o controle do gerenciamento de identidades para a colaboração interna e externa nas empresas com tecnologias como a do Active Directory Federation Services (ADFS), o Active Directory Application Mode (ADAM) e do Identity Management for Unix.