O IT Governance Institute (ITGI) lança na sexta-feira (16/12) a atualização do CobIT (Control Objectives for Information and related Technology), a estrutura para governança de TI. O modelo reúne um conjunto de práticas internacionais usada por grandes empresas em todo o mundo que ajudam os conselhos diretores, executivos e gerentes a aumentar o valor de TI e reduzir os riscos.
"Os executivos compreendem o impacto significativo que as informações têm no sucesso dos seus empreendimentos e a responsabilidade crescente com governança a seu cargo para garantir esse sucesso", disse Erik Guldentops, consultor de e membro da equipe de desenvolvimento do CobIT desde a sua criação.
"A nova versão do CobIT proporciona boas práticas e interligações com os escalões superiores para dar suporte aos requisitos de governança de TI dos executivos e conselhos, estabelecendo ao mesmo tempo interligações com os escalões inferiores para abordar os requisitos mais detalhados daqueles que são responsáveis pela entrega de soluções e serviços. Isto dará um suporte maior para a otimização de investimentos em TI, garantia de entrega de valor e atenuação de riscos em TI de um modo transparente", afirma Guldentops.
Embora o CobIT também seja amplamente utilizado como ferramenta para cumprimento das disposições da lei Sarbanes-Oxley (Sox), suas versões anteriores antecederam as datas de grande parte da legislação corrente de controle, inclusive a Sox. É um produto proveniente de mais de dez anos de pesquisa e cooperação entre especialistas globais de TI e negócios.
A nova versão ? CobIT 4.0 ? apresenta um enfoque maior em negócios para abordar as responsabilidades em evolução dos conselhos e funcionários. O CobIT 4.0 inclui orientação para conselhos diretores e todos os níveis de administração e consiste em quatro seções: visão geral executiva; estrutura; conteúdo central (objetivos de controle, diretrizes de administração e modelos de maturação); e anexos (mapeamentos, referências cruzadas e glossário). O conteúdo central tem divisões segundo os 34 processos de TI e dá uma visão completa de como controlar, administrar e aferir cada processo.
Além disso, o CobIT 4.0 analisa como mapear os objetivos detalhados de controle segundo os cinco domínios de governança de TI para identificar possíveis falhas; harmoniza e mapeia o CobIT segundo outras normas (ITIL, CMM, Coso, PMBOK, ISF e ISO 17799); esclarece as relações entre KGI (key goal indicator, ou indicador das metas principais) e KPI (key performance indicator, ou indicador dos desempenhos principais), identificando como os KPIs impulsionam a realização dos KGIs. Ele interliga também as metas de negócios, metas de TI e processos de TI (pesquisa detalhada em oito setores acarretando uma visão mais nítida sobre como os processos dão suporte à realização de metas específicas de TI e, por extensão, das metas de negócios).