A Dígitro Tecnologia, fabricante nacional de equipamentos de Florianópolis (SC), alcançou a certificação TL 9000, norma internacional de gestão da qualidade, específica para a área de telecomunicações.
No mundo são apenas 1,5 mil empresas certificadas. É a primeira companhia brasileira a obter essa certificação e a segunda na América Latina, segundo a Fundação Vanzolini, que auditou o processo.
Luiz Aurélio Baptista, diretor da qualidade da Dígitro, destaca que a TL 9000 estabelece requisitos claros para todo o ciclo de vida dos produtos com foco no cliente a partir da implantação de um sistema de métricas.
?É possível uma avaliação qualitativa e quantitativa dos principais pontos do processo produtivo da empresa, facilitando a comparação de índices de desempenho com companhias mundiais?, explica o executivo. Hoje a empresa vende produtos para o México, Argentina e Uruguai.
Com a certificação TL 9000 a comparação de índices é possível graças à uma base de dados do Quest Forum (Quality Excellence for Suppliers of Telecommunications), instituição responsável pelo desenvolvimento da norma. Esta base é atualizada e acessada pelas empresas de telecomunicações certificadas que remetem regularmente seus indicadores. ?Podemos comparar, por exemplo, o tempo de atendimento ao cliente e resolução de problemas para cada linha de produtos?, diz Baptista.
Segundo Ednilson Guimarães, gerente de marketing da Dígitro, a empresa prevê faturar em 2006 R$ 80 milhões com crescimento de 10% sobre o ano passado. Conta com 3 mil clientes, entre eles as principais operadoras.