O Gartner anunciou nesta quinta-feira (14/12) as dez previsões que devem transformar os negócios e o mercado de TI a partir de 2007, em áreas como PCs, internet, redes, terceirização, segurança, software e serviços.
De acordo com o instituto, até 2009 a participação de mercado dos dez maiores fornecedores de outsourcing de TI deve cair dos atuais 43,5% para 40%, o que deve trazer uma diminuição no total de receita com esses serviços de US$ 5,4 bilhões. A razão disso, segundo o estudo, é a redução dos grandes contratos e o aumento da concorrência entre os competidores desse segmento.
O Gartner prevê que apenas um provedor de serviços da região Ásia-Pacífico deve chegar entre os top 20 globais até 2010. Segundo a consultoria, o número limitado de fornecedores da região vai impedir os provedores locais de chegar ao topo com rapidez.
Outra projeção da companhia é que os blogs e comunidades on-line irão atingir o pico na primeira metade de 2007. O estudo usa como parâmetro a taxa de vida média de um blog e de crescimento desses sites, e ao fato de existirem hoje mais de 200 milhões de ex-blogueiros. Conforme a empresa, o pico do número de blogueiros será de 100 milhões, em algum momento do primeiro semestre de 2007.
A consultoria prevê que até 2008 cerca de 50% dos data centers existentes em todo mundo vão enfrentar a falta de capacidade de energia e refrigeração para atender equipamentos de alta densidade, já que esses sistemas tendem a se proliferar cada vez mais. O pior: o setor só terá tecnologias capazes de resolver esses problemas a partir de 2010.
O Gatner projeta, ainda, que até 2009 a responsabilidade social corporativa será uma prioridade maior do que preocupações com a adequação a regulamentos governamentais.
Outro prognóstico preocupante feito pelo estudo é o de que até o fim de 2007, 75% das empresas serão infectadas com códigos maliciosos não detectados, tendo como objetivo principal o desvio financeiro, e que ingressarão nas redes das corporações por vias alternativas.
De acordo com o Gartner, o Windows Vista será o último lançamento em série da Microsoft. A consultoria afirma que a próxima geração de ambientes operacionais será modular e incrementada por atualizações, prevendo que a era do software monolítico está perto do fim. De todo modo, os estudo diz que a Microsoft será um player importante nesse cenário, com atualizações mais flexíveis e foco em qualidade no Windows.
Outro prognóstico é que até 2010 o custo total de propriedade dos PCs vai cair 50%. O foco em gerenciamento, automatização e confiabilidade vai permitir, segundo a empresa, a diferenciação dos PCs no mercado, que deverá ser cada vez mais comoditizado. Conforme o Gartner, fornecedores que provarem oferecer redução de custos terão vantagem competitiva.
Até 2010, o instituto avalia também que 60% da população de usuários de celular poderão ser rastreados através de serviços de internet. Na opinião do Gartner, as demandas por segurança nacional e proteção civil devem vencer as resistências em relação à privacidade.
Por fim, o estudo diz que ao longo de 2011 as empresas vão desperdiçar US$ 100 bilhões comprando produtos e serviços de forma equivocada de rede. Segundo o Gartner, as organizações estão adotando tecnologias ultrapassadas, em vez de redes poderiam dar a elas vantagem competitiva.