IBM escolhe vencedores do concurso InSites

0

A primeira edição do concurso IBM InSites, que tem como objetivo premiar empresas e instituições acadêmicas que desenvolvam projetos de aplicativos inovadores, anunciou nesta quinta-feira, 14/12, os três vencedores selecionados entre os 10 finalistas do concurso.

O primeiro lugar ficou para o projeto AprendaJava, desenvolvido pelos alunos da Uniso – Universidade de Sorocaba em parceria com os próprios profissionais de Tecnologia da Universidade. O projeto traz o desenvolvimento de um ambiente de ensino à distancia voltado para o aprendizado da linguagem Java.

A proposta deste trabalho é abordar os conceitos de programação orientada a objetos baseado na linguagem Java. A principal inovação da proposta é o uso de ferramentas que permitem editar, compilar, executar e testar os exercícios práticos sem a intervenção do professor. AprendaJava utiliza tecnologia emergente SOA e software IBM WebSphere.

O segundo lugar foi para o projeto GRID Rostering, idealizado pelos alunos do ITA em parceria com a empresa GTAC Solutions. O objetivo deste projeto é implementar um Web Service que elabore escala de tripulantes de empresas aéreas, em tempo viável, através de GRID Computing. O Gridescala resolve o problema de alocação automática de tripulantes de linhas aéreas, em tempo viável. Com o Web Service é possível integração com a plataforma de Grid Globus Toolkit, modelado em BPEL. Os desenvolvedores utilizaram SOA, GRID e os softwares IBM WebSphere e DB2.

A equipe eCampeonatos foi a terceira colocada. O projeto foi elaborado pelos estudantes da Universidade Politécnica da USP em parceria com a empresa thinkUP, tendo como objetivo permitir as inclusões social e digital da população por meio do envolvimento em eventos esportivos, reduzindo a violência. eCampeonatos surgiu a partir da necessidade da Secretaria de Esportes da cidade de São Paulo. As inúmeras atividades das competições de grande porte (acima de 40 mil atletas) demandam trabalho árduo da equipe técnica. O eCampeonatos permite criar competições, consultar e lançar resultados dos jogos através de celular e Internet. Foram utilizadas a tecnologia SOA e o software IBM DB2.

Todos os trabalhos selecionados desenvolveram seus projetos em Linux. Eles receberam prêmios em dinheiro e terão apoio para lançamento comercial dos produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.