A integradora Damovo e a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) assinaram contrato nesta sexta-feira (14/12) para a implantação de um projeto de cidade digital no município de Barbacena, Minas Gerais. O evento foi realizado na Escola Agrotécnica Federal de Barbacena e contou com a participação do Ministro das Comunicações, Hélio Costa, e com representantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Prefeitura Municipal.
Segundo gerente de contas da Damovo, Edmo Casaroli Soares Junior, depois da cidade histórica de Tiradentes, Barbacena será o próximo município mineiro a ter conexão e acesso sem fio à internet em todas as suas escolas e postos de saúde. "No total, 54 pontos passarão a contar com tecnologia para comunicação convergente, com a qual a população poderá ter acesso gratuito a pacotes de voz, vídeo e dados", comenta.
O projeto oferecido pela Damovo será composto por rádios e roteadores sem fio da Alvarion, e switches da Edge-core. "Serão dois rádios setoriais de 120 graus instalados em uma estação radiobase da Oi/Telemar, no morro Monte Mario; dois rádios setoriais de 120 graus instalados na torre da rádio de Barbacena; 54 rádios de 3 Mbps, sendo um para cada ponto; 18 roteadores sem fio para os pontos onde não há cabeamento; e dois switches", explica Ricardo Jeronymo, gerente responsável pela área de canais da Damovo. "Para o teste de viabilidade e implantação do projeto, contaremos com o suporte da Telealpha, distribuidor autorizado Damovo na região."
A implantação das novas tecnologias será iniciada em janeiro de 2008.
Nesta sexta, os professores de escolas públicas receberam os certificados de conclusão de cursos oferecidos pelos projetos Barbacena Digital e Tiradentes Digital. A capacitação em educação e informática foi realizada por meio de parceria com a UFOP, gestora dos projetos implantados pelo Ministério das Comunicações nos dois municípios. Os computadores nas escolas serão equipados com os principais programas voltados exclusivamente para a educação e também aplicativos direcionados ao mercado de trabalho.
Os cursos fazem parte do programa de inclusão digital do governo, responsável pela montagem de telecentros nas comunidades e a instalação de rede de comunicações interligando escolas e órgãos públicos. ?Não adianta apenas implantar a tecnologia de última geração se as pessoas não forem treinadas para utilizá-los. Em três anos vamos levar a conexão banda larga à internet nas 142 mil escolas públicas do Brasil. Também vamos conectar todos os municípios do país", afirmou Hélio Costa.
Em Tiradentes será realizada a solenidade da doação para a prefeitura de 50 computadores, pela fabricante de chip Intel.