Brasil cria padrão para sistema identificação de mercadorias

0

Na próxima quinta-feira, 17, o governo lança o projeto Brasil-ID, sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias que estabelece um padrão único de identificação por radiofrequência (RFID) e deverá ser utilizado em todo e qualquer tipo de produto em circulação no país.
O sistema é fruto de um acordo de cooperação entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o Ministério da Fazenda e as Secretarias de Fazenda dos estados (Sefaz). Ele prevê a estruturação de serviços de rastreamento e verificação de autenticidade de mercadorias, que poderão ser desenvolvidos pelos setores público e privado, de acordo com a demanda e as necessidades do mercado, com o objetivo de promover a segurança e a melhoria de sua circulação e comércio.
A coordenação técnica do projeto é do Encontro Nacional dos Administradores Tributários (Encat) e do Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, instituições sem fins lucrativos e que estão especificando as tecnologias em função das demandas da indústria nacional e desenvolvendo os circuitos integrados RFID, que poderão ser embarcados em todos os componentes dos produtos manufaturados no país, além de vários outros subsistemas relacionados.
A aplicação contará com um protocolo-padrão baseado em normas internacionais, que possibilitará seu uso universal, ou seja, tanto no Brasil quanto em qualquer outro país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.