Em prosseguimento a sua estratégia para ampliar o campo de atuação no mercado, o Google planeja desenvolver um modelo celular próprio para vendê-lo diretamente ao consumidor a partir do início de 2010, segundo pessoas próximas ao assunto informaram ao The Wall Street Journal.
O smartphone, batizado de Nexus One, deverá ser produzido em acordo com a taiwanesa HTC, será vendido diretamente ao consumidor, sem o subsídio oferecido pelas operadoras, o que representa um rompimento com a forma de comercialização convencional no mercado de celulares.
O desenvolvimento de um smartphone próprio, além de significar um grande passado em suas pretenções de concorrer diretamente com a Apple, dona do iPhone, faz parte também da estratégia do Google para diversificar o portfólio de produtos e serviços de internet para além dos computadores, avalia o jornal americano.
Inicialmente, o Google vai vender o smartphone sem nenhum intermediário, por meio da internet. Mas, no futuro, a empresa deve firmar parcerias com operadoras de telefonia móvel.
- Nova investida