Em assembleia realizada na tarde de segunda-feira, 13, pelo Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Sindpd), os trabalhadores da Consist votaram pela aceitação de proposta da empresa de recebimento parcelado em 12 vezes das verbas rescisórias daqueles que se demitirem voluntariamente, de acordo com o Sindpd. A Consist vai transferir os trabalhadores para a nova empresa constituída pelo grupo, a Dibute.
A Consist havia suspendido o 13º salário de 2010 aos trabalhadores. Após diversas rodadas de discussão com o Sindpd, a empresa se comprometeu em pagar 11/12 do 13º em 20 de dezembro deste ano, já que o vínculo dos empregados que aceitaram o acordo, para efeito rescisório, terminou dia 30 de novembro. O pagamento da indenização será de acordo com o valor total definido para cada funcionário, sendo a primeira parcela do acordo saldada em 30 de dezembro. Segundo o sindicato, a Consist se comprometeu a manter o plano de saúde por mais três meses e assumiu o compromisso de discutir com a Dibute a manutenção desse plano nas mesmas condições atuais.
O Sindpd realizou a assembléia na Consist para que os trabalhadores pudessem decidir se aceitavam ou não a proposta da empresa de parcelar as verbas rescisórias dos trabalhadores que se demitissem voluntariamente. "Mesmo sem saber exatamente os valores rescisórios, os trabalhadores aceitaram a proposta da Consist", diz o vice-presidente, João Antonio Nunes. "Embora o sindicato discorde desse tipo de acordo, vamos respeitar a decisão dos trabalhadores. O Sindpd colocará toda a sua estrutura para orientar cada um dos trabalhadores neste momento delicado, já que se trata de direito individual e não coletivo."
De acordo com fonte próxima à empresa, a única coisa que a Consist deixou claro é que a remuneração dos empregados transferidos para a Dibute será menor do que a que recebem atualmente.
- Acordo