Diante das instabilidades e incertezas na economia brasileira, manter uma empresa sólida no mercado tem sido um desafio muito complexo para gestores de pequenas, médias e grandes corporações, pois eles têm buscado cada vez mais alternativas que garantam a boa gestão do seu negócio sem precisar fazer grandes cortes. E é justamente nesse período que começam as grandes indagações e planos para 2016.
Nos últimos anos vimos uma verdadeira revolução acontecer. Com a internet móvel as pessoas passaram a ter acesso de qualquer lugar sobre o assunto que desejarem. Para as empresas esse fato é um ponto positivo, pois revelam inúmeras oportunidades e ferramentas tecnólogicas, muitas delas capazes aumentar a produtividade e reduzir custos. Os vídeos online são uma dessas soluções.
De acordo com uma pesquisa da Cisco, empresa especializada em analisar como as pessoas se conectam, o consumo mundial de vídeos em 2015 representou 80% de todo o tráfego de consumo de Internet, acima dos 64% em 2014. Além disso, a expectativa do mercado é que a taxa de penetração cresça em 87% até 2018, totalizando 149 milhões de espectadores de vídeo.
Diante desse cenário, é evidente que conteúdo em vídeo vem crescendo a cada dia que passa, mas a verdade é que poucas pessoas e empresas perceberam o poder que esse formato tem em suas vidas. O Ensino à Distância, por exemplo, é um termo ainda pouco utilizado no ambiente corporativo. Segundo um levantamento da ABED (Associação Brasileira de Educação à Distância), 49% das empresas utilizam essa prática para treinamentos de seus funcionários.
Atualmente, por meio dos vídeos é possível realizar treinamentos, palestras, eventos, reuniões comerciais e muito mais. Imagine a série de gastos que uma empresa tem ao realizar um encontro presencial com todas as filiais reunidas. Teria grandes gastos com deslocamento, estrutura física e alimentação. Uma plataforma de vídeos online pode substituir tudo isso e mais, trazer um rápido retorno de investimento, segurança, alta tecnologia, maior engajamento da equipe, aproximação entre gestores e funcionários, além de contribuir efetivamente para o crescimento do negócio.
Para finalizar, posso dizer que os vídeos já são uma realidade em 2015 e também para o próximo ano. O mercado está turbulento e exige movimentos rápidos. Aquelas empresas que tomarem as decisões certas sairão na frente. E então, está esperando o que para investir nesse segmento em 2016?
Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech.