Que os dados valem ouro, não é nenhuma novidade. Mas a forma como são visualizados e tratados para se transformarem em insights, inovação, produtos e serviços diferenciados, é que indicará o caminho mais curto ou mais longo para atingir, e até surpreender, os objetivos do negócio.
Não é uma tarefa simples, mas a tecnologia pode simplificá-la e ajudar a organizar, gerenciar e otimizar processos de obtenção e tratamento de dados em meio ao turbilhão do universo corporativo.
Isso porque, em geral, à medida que as empresas buscam explorar seus dados para impulsionar a transformação digital, acabam se deparando com uma dispersão de dados em diferentes repositórios, como silos departamentais e nuvem. Resultado? Desperdício de informações valiosas.
Nenhum valor significativo pode ser obtido sem integração e orquestração. É uma bola de neve que se agiganta nas empresas diante de conexões e fornecimento de dados de fontes híbridas, multicloud e de vários parceiros. Ter uma visão única dos dados, com informações das políticas agregadas ao negócio, é essencial nesse cenário. E esse diferencial tem nome: Data Fabric.
Eu resumiria o Data Fabric, literalmente traduzido como Malha de Dados, como uma central única de informações de dados, que simplifica e agiliza seu uso em ações e estratégicas de negócios. Ou mesmo como um facilitador para plataforma de insights, que proporciona uma experiência totalmente gerenciada em nuvem híbrida para explorar, preparar, gerenciar, governar e fornecer dados em escala para diversas áreas de negócio.
São inúmeros os benefícios que a centralização proporciona. Entre eles, gestão facilitada e eficiente, não depende de programas, arquiteturas e metadados (dicionário de dados), também reduz a complexidade, facilita o gerenciamento de ambientes cloud e multicloud, além de otimizar processos por meio de Inteligência Artificial (IA).
Segundo o Gartner, o Data Fabric consegue orquestrar fontes de dados díspares, de maneira inteligente e segura, acelerando e tirando maior proveito de plataformas de dados como data lakes, data warehouses, NoSQL, translíticos e outros para fornecer uma visão unificada, confiável e abrangente de dados de clientes e negócios em toda a empresa para dar suporte a insights e aplicações.
Dessa forma, os usuários contam com um único ponto de acesso para localizar, entender, moldar e utilizar dados em toda a organização. Todos podem acessar a plataforma dentro da organização, o que significa um ganho importante na cultura de dados corporativa: a democratização do consumo de dados.
A automação permite o acesso rápido aos dados que estão distribuídos por variados silos de informações, em diversas áreas de negócios. O próprio sistema se encarrega de buscar onde estão armazenados e quem autoriza o acesso. Essa funcionalidade simplifica sobremaneira o processo e habilita o consumo de autoatendimento de dados confiáveis.
Ponte para inovação e competitividade
Quanto mais ágil for o acesso aos dados, mais oportunidades de gerar insights para inovar. E quanto mais inovador for o negócio, mais competitivo será. O Data Fabric incorpora a governança automatizada na plataforma de dados e, como é habilitada por metadados ativos, garante a aplicação automática de políticas para todos os acessos a informações, de maneira ágil e segura.
Implementar o conceito de Data Fabric requer muita experiência, avaliação e foco. Por essa razão, muitas empresas aceleram esse processo por meio de parceiros que atuam em variados mercados, implementando a abordagem desta plataforma de maneira customizada.
De acordo com o Gartner, até 2024, as organizações que utilizam metadados ativos para enriquecer e fornecer uma malha de dados dinâmica reduzirão o tempo de entrega de dados integrados em 50% e melhorarão a produtividade das equipes de dados em 20%. Diferenciais valiosos em mercados competitivos.
E aí, quanto vale esse diferencial?
André Muraki, gerente sênior de Data Analytics da Logicalis