Manufatura mantém a liderança na contratação de serviços de TI por meio de IA, revela 2º Panorama MatchIT

0

As empresas de Manufatura de Bens de Consumo permanecem na liderança (20%) entre os segmentos que mais adotam a Inteligência Artificial para encontrar fornecedores de serviços de TI. É o que revela o 2º Panorama, baseado nos algoritmos internos da plataforma da startup MatchIT, que reúne um ecossistema de 1360 empresas – entre compradores de serviços de TI e fornecedores desses serviços. Na sequência vêm empresas da área da Tecnologia da Informação (15%), e Serviços B2B e Varejo, ambos com 11%, quase empatados com Startups (10%).

O Panorama MatchIT consolida as informações dos perfis de compradores e vendedores de serviços de TI mediados pela startup, uma plataforma B2B que automatiza as melhores conexões possíveis – levando em conta exigências objetivas das empresas – entre quem contrata e quem vende serviços de TI, via algoritmos e inteligência de dados. Esta segunda edição do levantamento compila informações entre janeiro e novembro (enquanto o primeiro consolidou apenas até julho) em seu ecossistema formado por 76% de Tech Sellers, isto é, fornecedores de serviços de TI, e por 24% Tech Buyers, empresas que contratam seus serviços.

Gestão e desenvolvimento de software

"O que mais chama a atenção nesta segunda edição do Panorama MatchIT é que, de fato, as empresas querem adotar a tecnologia para evoluir suas práticas gerenciais", afirma Rose Ramos, CEO e fundadora da startup, sediada no Parque Tecnológico da Unicamp. Perto de 37% dos casos, os termos mais buscados são "Produtividade", "Eficiência", "Colaboração em projetos" e "Processos".

Em segundo lugar (com quase 28%) são buscas por fornecedores de Desenvolvimento de Softwares e de plataformas para diferentes finalidades. E estas, em sua maioria, são voltadas para oferta de serviços e produtos ao mercado. Posicionadas em terceiro lugar estão as demandas que buscam otimizar a Jornada Digital de clientes, com quase 15%.

Já os projetos pautados em Segurança da Informação correspondem a pouco mais de 7% das buscas e as iniciativas para a evolução na Gestão de Dados e BI são próximo de 5,5%. Em todos os setores, 95% dos compradores de serviços de TI buscam soluções que não ultrapassem os R$ 300 mil; e, em 41,46% dos casos, que não ultrapassem 50 horas de trabalho.

 

Também a nuvem de palavras formada pelos principais termos usados pelos compradores para buscar os serviços desejados trazem insights sobre o que procuram as empresas contratantes. Termos como Gestão, Serviços, Web, Controle, Dashboard, Processos e Automação são os mais usados nas descrições de suas necessidades.

Empresas médias aumentam participação

"Do início do ano para cá, cresceu o número de médias empresas que buscam contratar serviços de tecnologia da informação. Enquanto as grandes organizações (mais de 500 funcionários) representavam 48% dos compradores no 1º semestre, hoje, quando pegamos a consolidação dos dez primeiros meses do ano, são 40%. Agora, as médias empresas ocuparam esse espaço, indicando a grande necessidade desse público por conexões com fornecedores confiáveis em suas jornadas de inovação e evolução digital", ressalta a CEO da startup.

Rose informa que 27% das organizações são pequenas, com até uma dezena de colaboradores. Segundo ela, não nos surpreendeu o perfil dos usuários das empresas compradoras. "Majoritariamente, são provenientes das áreas de TI (44%) e de compras (24%), exatamente as mais envolvidas na busca por fornecedores de tecnologia", pontua. "Mas vemos, também, que outras áreas têm acessado diretamente a plataforma, buscando soluções para as suas dores de transformação digital, a exemplo de Marketing e Vendas, que já respondem por 12% das buscas; ou Operações, 5%", acrescenta.

Perfil do fornecedor

Do outro lado do balcão, dos fornecedores de serviços de TI, o 2º Panorama MatchIT constatou que, entre as principais categorias de serviços oferecidos pelos Tech Sellers, 24% são empresas dedicadas ao desenvolvimento de softwares, 14% à consultoria e suporte para soluções de colaboração e produtividade de projetos e processos, 14% a soluções de visualização de dados e 5% à segurança da informação. A grande maioria, 76%, têm mais de 5 anos de mercado; enquanto 54% têm entre 11 e 200 funcionários.

"Também chegamos a um dado interessante", diz Rose. "Levantamos que 56% dos tech sellers na categoria de Desenvolvimento de Software e 68% dos dedicados às Soluções de Colaboração têm mais de uma década na praça", finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.