As empresas de Manufatura de Bens de Consumo permanecem na liderança (20%) entre os segmentos que mais adotam a Inteligência Artificial para encontrar fornecedores de serviços de TI. É o que revela o 2º Panorama, baseado nos algoritmos internos da plataforma da startup MatchIT, que reúne um ecossistema de 1360 empresas – entre compradores de serviços de TI e fornecedores desses serviços. Na sequência vêm empresas da área da Tecnologia da Informação (15%), e Serviços B2B e Varejo, ambos com 11%, quase empatados com Startups (10%).
O Panorama MatchIT consolida as informações dos perfis de compradores e vendedores de serviços de TI mediados pela startup, uma plataforma B2B que automatiza as melhores conexões possíveis – levando em conta exigências objetivas das empresas – entre quem contrata e quem vende serviços de TI, via algoritmos e inteligência de dados. Esta segunda edição do levantamento compila informações entre janeiro e novembro (enquanto o primeiro consolidou apenas até julho) em seu ecossistema formado por 76% de Tech Sellers, isto é, fornecedores de serviços de TI, e por 24% Tech Buyers, empresas que contratam seus serviços.
Gestão e desenvolvimento de software
"O que mais chama a atenção nesta segunda edição do Panorama MatchIT é que, de fato, as empresas querem adotar a tecnologia para evoluir suas práticas gerenciais", afirma Rose Ramos, CEO e fundadora da startup, sediada no Parque Tecnológico da Unicamp. Perto de 37% dos casos, os termos mais buscados são "Produtividade", "Eficiência", "Colaboração em projetos" e "Processos".
Em segundo lugar (com quase 28%) são buscas por fornecedores de Desenvolvimento de Softwares e de plataformas para diferentes finalidades. E estas, em sua maioria, são voltadas para oferta de serviços e produtos ao mercado. Posicionadas em terceiro lugar estão as demandas que buscam otimizar a Jornada Digital de clientes, com quase 15%.
Já os projetos pautados em Segurança da Informação correspondem a pouco mais de 7% das buscas e as iniciativas para a evolução na Gestão de Dados e BI são próximo de 5,5%. Em todos os setores, 95% dos compradores de serviços de TI buscam soluções que não ultrapassem os R$ 300 mil; e, em 41,46% dos casos, que não ultrapassem 50 horas de trabalho.
Também a nuvem de palavras formada pelos principais termos usados pelos compradores para buscar os serviços desejados trazem insights sobre o que procuram as empresas contratantes. Termos como Gestão, Serviços, Web, Controle, Dashboard, Processos e Automação são os mais usados nas descrições de suas necessidades.
Empresas médias aumentam participação
"Do início do ano para cá, cresceu o número de médias empresas que buscam contratar serviços de tecnologia da informação. Enquanto as grandes organizações (mais de 500 funcionários) representavam 48% dos compradores no 1º semestre, hoje, quando pegamos a consolidação dos dez primeiros meses do ano, são 40%. Agora, as médias empresas ocuparam esse espaço, indicando a grande necessidade desse público por conexões com fornecedores confiáveis em suas jornadas de inovação e evolução digital", ressalta a CEO da startup.
Rose informa que 27% das organizações são pequenas, com até uma dezena de colaboradores. Segundo ela, não nos surpreendeu o perfil dos usuários das empresas compradoras. "Majoritariamente, são provenientes das áreas de TI (44%) e de compras (24%), exatamente as mais envolvidas na busca por fornecedores de tecnologia", pontua. "Mas vemos, também, que outras áreas têm acessado diretamente a plataforma, buscando soluções para as suas dores de transformação digital, a exemplo de Marketing e Vendas, que já respondem por 12% das buscas; ou Operações, 5%", acrescenta.
Perfil do fornecedor
Do outro lado do balcão, dos fornecedores de serviços de TI, o 2º Panorama MatchIT constatou que, entre as principais categorias de serviços oferecidos pelos Tech Sellers, 24% são empresas dedicadas ao desenvolvimento de softwares, 14% à consultoria e suporte para soluções de colaboração e produtividade de projetos e processos, 14% a soluções de visualização de dados e 5% à segurança da informação. A grande maioria, 76%, têm mais de 5 anos de mercado; enquanto 54% têm entre 11 e 200 funcionários.
"Também chegamos a um dado interessante", diz Rose. "Levantamos que 56% dos tech sellers na categoria de Desenvolvimento de Software e 68% dos dedicados às Soluções de Colaboração têm mais de uma década na praça", finaliza.