5 motivos que atraem a atenção dos fraudadores e como não cair em armadilhas

0

Em um mundo cada vez mais conectado, a proteção de dados na internet tornou-se uma preocupação central. A expansão das atividades online, embora tenha proporcionado benefícios inestimáveis em termos de acessibilidade e comunicação, trouxe consigo um aumento significativo nos riscos associados à segurança cibernética. Atualmente, os ataques tornaram-se uma ameaça real, afetando indivíduos, empresas e até mesmo entidades governamentais.

A cada avanço tecnológico, a segurança online torna-se uma prioridade essencial. Com o aumento das atividades digitais, os fraudadores de dados online continuam aprimorando suas táticas. Para auxiliar as pessoas a não caírem em armadilhas, fundador e CEO da DPOnet, lista os cinco principais motivos que mais atraem a atenção dos fraudadores de dados. Confira:

Senhas fracas ou repetitivas: O uso de senhas fracas ou a repetição das mesmas em várias contas é um convite para os fraudadores. Recomenda-se senhas fortes, combinando letras, números e caracteres especiais e evite utilizar as mesmas informações em diferentes plataformas.

Desinformação sobre phishing: E-mails e mensagens falsas são os meios mais comuns para os fraudadores coletarem os dados. Atente-se às mensagens suspeitas, verificando cuidadosamente os remetentes antes de clicar em qualquer link.

Ricardo Maravalhas, fundador e CEO da DPOnet, empresa que nasceu com o propósito de democratizar, automatizar e simplificar a jornada de conformidade com a LGPD.

Redes Wi-Fi públicas: Conectar-se a redes Wi-Fi públicas pode ser conveniente, mas também expõe seus dados a riscos. Evite transações financeiras ou acesso a informações sensíveis quando estiver em redes desconhecidas. Use uma rede privada virtual (VPN) para maior segurança.

Software desatualizado: Manter software e sistemas operacionais atualizados é de extrema importância. As atualizações frequentes incluem correções de segurança cruciais que protegem contra ameaças cibernéticas. Ignorar esse procedimento deixa sua máquina vulnerável.

Falta de conscientização sobre privacidade: Compartilhar excessivamente informações pessoais em redes sociais pode facilitar o trabalho dos fraudadores. Esteja ciente das configurações de privacidade e passe os dados pessoais apenas àqueles que são de extrema confiança.

Para garantir a segurança online, todos os usuários devem adotar práticas seguras e permanecer vigilantes contra possíveis ameaças cibernéticas. A prevenção é a chave para manter seus dados protegidos em um mundo digital em constante evolução. Esteja atento aos riscos e consequências do compartilhamento de informações sensíveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.