Um caminho de sucesso é muitas vezes prescrito e, de certa forma, pode ser visto como uma fórmula. Existem marcos críticos para continuar a progressão, e um objetivo final a ser alcançado. Mas a IA mudou como as empresas encaram suas metas tecnológicas e os caminhos de sucesso associados. A capacidade de aplicar modelos de IA e machine learning significa que um caminho progressivo e linear pode se tornar um relâmpago irregular.
Eu tive o incrível privilégio de me encontrar com muitas empresas diferentes ao redor do globo nos últimos meses. Estas conversas realmente demonstraram que a jornada de cada empresa com a IA é única e deve incorporar muitos fatores temporais, culturais e tecnológicos. Cada uma delas (e estamos falando de centenas de organizações ao redor do mundo em cidades como Melbourne, Austrália, Nova York e Chicago nos EUA, São Paulo, Brasil, Singapura, etc.) já está usando a IA em áreas de seus negócios e está tentando determinar o caminho que a IA seguirá daqui para frente.
O que é incrivelmente interessante é que não existe nenhuma maneira única e segura de como trazer a IA para a organização. Mas eu vou compartilhar uma maneira que está se mostrando incrivelmente promissora: AIOps. Segundo a Gartner, "não existe futuro nas operações de TI que não envolva AIOps. Isto acontece pelo crescimento rápido de volumes de dados e o ritmo das mudanças que não podem esperar que os humanos tenham insights."
Mais do que ter IA no seu nome, a AIOps é uma maneira de incorporar machine learning e inteligência artificial nas operações de TI para otimizar a disponibilidade e entrega de serviços. Ele inclui capacidades preditivas de monitoramento e observabilidade, insights acionáveis, e correção automática. De uma forma simples, ele oferece às empresas uma maneira de gerenciar a TI que é menos onerosa e mais responsiva às necessidades do negócio – independentemente do modo de implantação tecnológica, da nuvem pública à nuvem privada da multi-nuvem à borda.
Isto parece bastante simples, mas o caminho para a implementação da IA tem muitas outras nuances, especialmente por região. Em minhas conversas com clientes, aprendi que o gerenciamento de dados muitas vezes representa o maior desafio para as empresas brasileiras. Já na região Ásia-Pacífico, é uma questão de domar a complexidade da TI para aplicar os modelos de aprendizado e IA às suas operações. Na Europa, a regulamentação e a conformidade dos dados podem criar desafios, enquanto, na América do Norte, existe uma enorme escolha de produtos pontuais que oferecem monitoramento e ferramentas de IA associadas.
Segundo o relatório Distributed Cloud Series: Observability and Demystifying AIOps da Enterprise Strategy Group, 55% das organizações com práticas de observabilidade usam AIOps, mas os resultados que eles recebem atualmente são irregulares pela baixa qualidade dos dados, treinamento inadequado ou incompleto de modelos, e uma falta de integração com outras ferramentas de gerenciamento de infraestrutura.
Então, como é a AIOps em ação? Para alguns, pode ser o monitoramento de atividades em tempo real ou a visualização e resposta de problemas antes que eles tenham a chance de impactar os negócios. Para outros, a AIOps pode liberar as equipes de TI para que elas se concentrem em projetos de maior valor ou impulsionem a produtividade e recursos de inovação. Algumas organizações podem obter todos esses benefícios.
No final, organizações de todos os tamanhos e indústrias têm diferentes necessidades sobre como alcançar o sucesso e para derrubarem barreiras à adoção da AIOps. Os fornecedores de software devem ouvir e atender às mudanças nos ambientes, orçamentos e necessidades dos seus clientes.
A implementação de uma nova tecnologia é mais do que apenas comprar e integrar a tecnologia ao seu conjunto de ferramentas. O sucesso da implantação da tecnologia depende muito da parceria entre a organização de TI, a empresa e o alinhamento de cima para baixo que possa garantir um acordo claro entre a intenção e as metas, e em seguida, a adoção. As equipes de ITOps mais bem-sucedidas podem aproveitar os novos recursos de IA de uma forma estratégica e tática para gerar eficiência, redução de custos e velocidade nos processos de TI.
A oportunidade para a AIOps é ilimitada – é uma maneira de aproveitar o poder dos dados em cada organização para reunir funções e equipes que impulsionem mudanças. Essa mudança permite levar a visibilidade e a observabilidade em toda a empresa para aumentar a velocidade dos negócios e superar as expectativas dos clientes. O caminho para a AIOps é indefinido, mas tudo começa com a moldagem da organização para o sucesso.
Eduarda Camacho, CCO na BMC Software.