Você é só mais um líder entre milhares
Quanto antes você perceber isso, melhor para você e para sua empresa. Sua trajetória profissional emocionante pode até fazer sucesso no LinkedIn. Mas e daí?
Storytelling virou moda. É uma forma de se diferenciar no meio do barulho, de amaciar o ego de pessoas em altos cargos, de atrair atenção. Mas se não estiver conectado ao que você faz, é só uma distração. Inspirar não resolve.
O mercado não compra histórias. Compra soluções. É nisso que você e seu time precisam focar.
Histórias bonitas não mantêm negócios de pé
O seu cliente está interessado em três coisas:
Você entende o problema dele?
Você tem como resolver?
Sua entrega sustenta o que promete?
É isso que importa.
O erro de disfarçar a falta de entrega com storytelling
Histórias podem ser ferramentas poderosas, mas têm um limite.
Quando um líder ou uma empresa foca só na narrativa, geralmente é para compensar uma falha: um produto que não entrega, um serviço que decepciona ou um time que não performa bem.
Muitos caem nessa armadilha: empresas que vendem apenas propósito em vez de competência.
Foco no essencial
Resolver isso é simples: a história que você conta precisa provar que você resolve o problema. O resto é só enfeite.
Você pode ser carismático e ter a melhor história do LinkedIn.
Sem consistência, é só ego.
Eu prefiro uma entrega sólida a um discurso bonito. E o mercado também.
Sylvestre Mergulhão, CEO da Impulso