Preocupada com a modernização dos seus serviços no Brasil, a Kodak decidiu implementar o ERP (enterprise resource planning – sistema de gestão integrada) da SAP. A versão 4.7 do pacote integrou as unidades de São José dos Campos, São Paulo e Manaus.
Sob a consultoria da empresa Atos Origin, o sistema foi modificado para se adequar aos requisitos da legislação do País.
Com nove meses de operação, a Kodak percebeu os resultados gerados pelo ambiente, que integrado à gestão mundial da empresa, possibilita maior padronização de processos, uniformização dos dados e o acesso a informações em tempo real para todas as unidades Kodak do mundo.
Na empresa, a orientação é usar pacotes prontos ou o desenvolvimento externo. ?Ao fazer internamente, você se preocupa com a continuidade de tudo, tenta manter as pessoas bem treinadas, e acaba virando simplesmente um escravo desse grupo. Na nossa experiência, tivemos momentos de alegria e de tristeza. Já entregamos projetos perfeitamente, no custo certo e na hora certa. Também tivemos um projeto cujo custo ficou dez vezes o previsto, não ficou pronto, e nos obrigou a correr em busca de outras soluções?, diz Sérgio Falcon, presidente da Kodak Brasileira.
Segundo ele, o ponto central de um outsourcing total ou de apenas alguns serviços é a escolha do parceiro, porque espera-se que a empresa contribua com algum tipo de inovação. ?É importante haver compartilhamento de experiência, de conhecimento. A grande vantagem do pacote é: ele vem com experiência?, determina.