O mercado mundial de serviços de comunicação integrada deve saltar dos atuais US$ 8,8 bilhões para US$ 24,2 bilhões em 2012. A taxa de crescimento anual estimada para todas as categorias de serviços durante este período é de 24,9%, exceto os serviços de conferência que seguirão um ritmo constante de evolução em torno de 7%, de acordo com estudo realizado pela Wainhouse Research, consultoria americana especializada na análise de comunicação integrada, juntamente com a consultoria de comunicação In-Stat, divulgada pela Seal Telecom, integradora brasileira de sistemas de áudio e videoconferência.
Os prognósticos traçados pelas consultorias dizem respeito a produtos e serviços ligados a diferentes segmentos da comunicação: mensagens instantâneas, telefonia ? que engloba PBXs (IP e TDM), IP Centrex e banda larga VoIP ? audioconferência, internet (soluções próprias ou hospedadas), área de trabalho planejadas para atividades em grupo, mensagens integradas e videoconferência.
De acordo com a pesquisa, muitas companhias estão investindo em serviços baseados na arquitetura IP Multimedia Subsystem (IMS), que possibilita combinar recursos de voz, dados e multimídia em uma única infra-estrutura, na esperança de que novos serviços de assinatura surgirão a ponto de sustentar o grande fluxo da comunicação integrada, cujas fronteiras entre empresas e indivíduos são muito bem amarradas entre as mais diversas formas de conectividade.
Outra tendência detectada pelo estudo é a de que grandes fornecedores de sistemas como Cisco, IBM, Microsoft e Nortel, cada vez mais estão passando a oferecer softwares como um serviço (SaaS, na silga em inglês). E muitos desses serviços incluirão componentes da comunicação integrada de forma a viabilizar as soluções hospedadas. Um exemplo bem-sucedido de empresa que vem utilizando o modelo Saas, apontado pelos analistas, é a WebEx, recém-adquirida pela Cisco.
O estudo ainda prevê que em breve a Microsoft disponibilizará uma versão totalmente hospedada da plataforma Office Communication Server 2007, que será perfeitamente conciliável com os demais serviços hospedados, como o Exchange e o SharePoint.