Ministério Público da União implanta sistema de gestão de plano de saúde

0

O Ministério Público da União (MPU), formado pelos ministérios Público Federal (MPF), Militar (MPM), Trabalhista (MPT) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), deve concluir, ainda neste semestre, a implantação de um sistema de gestão de planos de saúde dos funcionários dos quatro órgãos que, juntos, administram mais de 17 mil segurados. O projeto, que teve início em março do ano passado, após o processo de licitação pública, vai consumir um investimento total de aproximadamente R$ 1,4 milhão.

O que levou o MPU a sair em busca de um software de gestão integrada era o fato de possuir um ambiente tecnológico diversificado, em que cada órgão possuía um sistema diferente, o que acarretava em enormes dificuldades para gerenciar todas as informações de forma eficiente. O primeiro passo dado pela área de TI do ministério foi definir as características do sistema, que deveria estar preparado para atender as especificidades do Programa de Saúde e Assistência Social (Plan-Assiste) em todo o território nacional e que fosse capaz de integrar os quatro órgãos do MPU.

A escolha acabou recaindo sobre o sistema da Benner, fornecedora brasileiras de software de ERP. ?O objetivo, com a implantação desse projeto, era contratar uma empresa especializada no segmento, que apresentasse uma solução eficiente para a gestão do nosso programa de saúde?, afirma José Euclides Franco Filho, responsável pela área de TI do MPU. Segundo ele, com a solução, o MPU vai integrar os dados de forma a ter acesso a todas as informações de maneira rápida e inteligente, para que possa desenvolver um plano estratégico de melhorias do sistema do ministério.

O gerente de TI do MPU explica que entre os procedimentos que serão automatizados com a solução estão o gerenciamento de benefícios de saúde, gestão financeira, gestão de recursos e contábil, além de ações relacionadas à autorização de transações entre o Plan-Assiste e os prestadores de serviço.

O gestor da unidade de Saúde Autogestão da Benner, Marcelo Murilo, garante que a solução da ajudará o MPU a traçar estratégias para melhorar a gestão do programa de saúde, tanto na parte administrativa e operacional, como no atendimento e relacionamento com o usuário.

O projeto está em andamento e a implantação acontece simultaneamente nos quatro órgãos. ?Como as unidades não eram padronizadas em seus procedimentos, essa é uma fase de grande esforço para a equipe do projeto, pois o objetivo é encontrar e melhor forma de unificar as informações, processos, tabelas e demais procedimentos que envolvem a gestão da saúde de nossos beneficiários?, ressalta Euclides. No total, o sistema vai ser utilizado por cerca de 500 usuários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.