A Deloitte Consulting moveu um processo contra o governo dos Estados Unidos para tentar bloquear a outorga à IBM de um contrato de serviços de TI, com prazo de dez anos, no valor de US$ 193 milhões, resultante de licitação promovida pelo Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano americano.
A ação foi impetrada em dezembro do ano passado na Corte Federal de Apelações dos EUA e pretende impugnar o resultado da licitação. Conforme os termos do contrato, a IBM será a responsável pela modernização dos sistemas financeiros do Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano.
A Deloitte, no entanto, classifica a decisão favorável à IBM como um "resultado fantástico" e disse que não foi tratada justamente no processo de licitação, que começou em 2006.
A consultoria alega que o Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano violou a lei e o regulamento ao não seguir os critérios de avaliação, e também por envolver a empresa em discussões sem sentido e enganosas, conforme consta da ação judicial. Os outros aspectos do caso estão sob sigilo. Com a ação, a Deloitte tenta obter uma liminar para interromper o contrato até que o litígio seja resolvido.
Segundo a Deloitte, o contrato é para dar suporte ao projeto de melhoria do sistema integrado de gestão financeira Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano, por meio do qual o órgão está procurando transformar a "central de gestão financeira para melhorar processos e sistemas de contabilidade financeira para apoiar o departamento e melhorar a precisão das informações financeiras e disponibilidade para os tomadores de decisão". O novo sistema de contabilidade financeira, que é baseado no software PeopleSoft, se destina a melhorar a eficiência operacional do órgão.
- Disputa judicial