Uma recente pesquisa da McKinsey revela que 35% dos usuários de smartphones nos Estados Unidos utilizam o aparelho enquanto dirigem. Os dados, divulgados pelo blog de tecnologia All Things Digital, são mais uma evidência da necessidade crescente de softwares de integração entre dispositivos móveis e sistemas embarcados de automóveis, e demanda potencial por serviços de comando de voz.
Dos motoristas que utilizam smartphones enquanto estão ao volante do veículo, a ampla maioria (89%) usa o celular para chamadas telefônicas. Em seguida, estão serviços de navegação e localização, usados por 68% dos entrevistados, e de mensagens curtas (SMS), com 39% dos usuários. Por fim, aparecem os serviços de acesso à internet, aplicativos e redes sociais, com 31%. A pesquisa não mostra qual o perfil das pessoas que utilizam interface por voz, visual ou por toque, a fim de detectar o nível de perigo causado pela distração com o uso do smartphone pelos condutores.
O cenário é promissor para as empresas de tecnologia, que já começa a investir no segmento automotivo. O Google, por exemplo, fechou acordo com a Kia Motors e a Hyundai para colocar seu conteúdo no sistema dos carros das montadoras, e a Cisco, que se uniu a duas companhias para criação de um ecossistema Wi-Fi para aplicações de segurança em automóveis. Além disso, a Ford abriu as interfaces de desenvolvimento de aplicações (APIs) para que desenvolvedores elaborem aplicativos de comando por voz para auxiliar motoristas e seu sistema de conectividade foi criado em parceria com a Microsoft .
A pesquisa da McKinsey também revelou que os mais jovens estão mais propensos a pagar para ter conectividade dentro de seus veículos. Dos entrevistados da faixa etária entre 18 e 39 anos, 55% consideram importante ter acesso a dados enquanto dirigem. Já na faixa entre 40 e 69 anos, esse índice cai para 29%. Assim, 83% dos jovens aceitariam assinar um serviço do tipo.