Com o crescimento acelerado de suas operações nos últimos anos, o Banco do Nordeste investiu no fortalecimento da plataforma mainframe da IBM para aumentar sua capacidade computacional e acelerar o seu desenvolvimento. Em fase final de implementação, o projeto tem como objetivo migrar os sistemas e garantir alta performance em todas as aplicações.
A plataforma mainframe da IBM já é utilizada há algumas décadas pelo banco para grande parte das aplicações que apoiam a operação de seus negócios. As duas novas máquinas Mainfraime Z13 – uma alocada no site principal e outra no site secundário – farão parte do ambiente responsável por manter estas aplicações e o sistema de gestão empresarial ERP (SAP) com alta disponibilidade. Com o projeto, todos os sistemas terão sua base de dados armazenada em DB2 IBM, o que permitirá o aprimoramento da análise desses dados, resultando em uma melhor experiência para os clientes. Além disso, o ambiente também estará preparado para atuar com dispositivos móveis.
Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação do Banco do Nordeste, Cláudio Freire, com maior disponibilidade e escalabilidade será possível integrar todos os sistemas, garantindo maior qualidade dos serviços bancários oferecidos e viabilizando os planos de expansão de novas agências e postos de atendimento, afirma.
Todo o projeto foi financiado pelo Banco IBM, no modelo de leasing, onde o cliente tem a opção de adquirir o equipamento ao final do período do contrato.