Banco Mercantil migra mais de 750 máquinas virtuais para Google Cloud em 12 meses

0

A Atos foi a parceira escolhida pelo Banco Mercantil para apoiar sua jornada de adoção de nuvem pela plataforma Google Cloud. O acordo, de duração de cinco anos entre o banco e o provedor, envolve investimento de milhões de reais para migrar todos os servidores de data centers do banco para a nuvem. O projeto dividiu-se em fases e de acordo com a estratégia adequada para cada tipo de workload, buscando modernizar as operações do banco e otimizar toda a sua infraestrutura tecnológica.

Com isso, o Banco Mercantil, instituição financeira com foco no público 50+, foca na migração e implementação mais rápida de aplicações, e ainda uma segurança de dados centralizada, favorecendo uma experiência mais eficiente e inovadora para todas as áreas da instituição e também clientes do Brasil inteiro. Atualmente, o banco tem mais de 8,7 milhões de clientes, atuando prioritariamente junto a população com 50 anos ou mais de idade.

Como uma das instituições financeiras mais consolidadas do País, o Banco Mercantil deu um importante passo em direção à transformação digital e ganhos de eficiência firmando uma parceria com a Atos para a implementação da primeira fase da migração para cloud, desde o planejamento da estratégia e governança até a execução, contando com diversos especialistas em nuvem dedicados especialmente ao projeto.

Após doze meses de execução, a primeira etapa foi concluída em dezembro de 2024 e envolveu a expertise da Atos para migrar mais de 750 máquinas do data center do banco do ambiente VMware (local) para a nuvem do Google utilizando a tecnologia Google Cloud Vmware Engine (GCVE), considerada atualmente um grande diferencial de mercado.

A transformação foi realizada em diversas ondas, com a Atos trabalhando em todas as frentes e criando um plano robusto de migração para garantir a escalabilidade e segurança necessárias para o Banco Mercantil se consolidar como uma instituição com infraestrutura de TI moderna e ágil. "Desde o nosso primeiro contato com o banco, a intenção foi alinhar estratégia e planejamento a ponto que a própria instituição fosse elevando sua maturidade digital ao longo do projeto e, com isso, fosse ganhando ainda mais autonomia nessa nova plataforma de tecnologia na nuvem", relata Fabio Beato, Diretor de Cloud Computing na Atos para a América do Sul.

Agora, o Banco Mercantil se prepara para as fases finais do projeto, que envolvem a migração de mais 400 a 500 máquinas de data centers. Estas etapas serão mais complexas e devem acontecer a longo prazo, com a infraestrutura escalável do Google Cloud e o suporte contínuo da Atos, que desempenha um papel fundamental no processo de evolução gradual do cliente no ambiente de nuvem. "Com a primeira etapa bem sucedida, refletimos o compromisso de ambos, nós da Atos e o Banco Mercantil, em garantir uma transição segura e eficiente, impulsionando a transformação digital de forma ainda mais estratégica para uma experiência única aos clientes e colaboradores do banco" finaliza Beato.

"A colaboração com a Atos reforça nosso compromisso em adotar tecnologias de ponta e assegura que nossa transição para a nuvem seja segura, escalável e alinhada às melhores práticas do mercado. Essa parceria destaca nossa visão de futuro, priorizando a entrega de valor aos nossos clientes, parceiros e colaboradores", destaca Ramon Oliveira, superintendente de TI do Banco Mercantil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.