Pesquisa feita pela Computer Associates (CA) sobre as tendências e novos rumos para o desenvolvimento de produtos traz alguns surpreendentes. A empresa entrevistou mais de cem responsáveis pela área de pesquisa e desenvolvimento em todo o mundo e chegou a três constatações: que a preocupação com o impacto de outsourcing nas áreas P&D é exagerada; que a otimização de recursos é a questão mais desafiadora para essas áreas, e que o gerenciamento de projetos e portfólio (PPM) é a solução mais utilizada para administrar os processos de desenvolvimento de novos produtos.
?A pesquisa comprova novamente que as pessoas são, sem dúvida, o elemento mais importante em qualquer iniciativa crítica de desenvolvimento?, diz David Hurwitz, vice-presidente de marketing da área de otimização de serviços corporativos (BSO) da CA. ?Atendendo ao desafio da alocação de recursos, as empresas conseguem significativa vantagem competitiva e melhoram seus resultados.?
No que diz respeito ao outsourcing, a pesquisa revelou que, apesar da atenção do mercado à questão, essa não é a tendência de maior impacto na área de P&D. Cerca de 60% dos entrevistados disseram que o impacto da globalização e do outsourcing têm pouco ou nenhum reflexo sobre o sucesso do desenvolvimento de um produto.
Duas outras tendências citadas na pesquisa são muito mais significativas: o envolvimento do cliente na pesquisa e desenvolvimento (citada por 70% dos entrevistados, como a principal tendência) e a crescente pressão para reduzir custos (citada por 60% dos entrevistados).
De todos os desafios que as empresas têm de enfrentar, mais de 85% dos entrevistados citaram conseguir recursos disponíveis em suas áreas como o mais significativo. Embora as empresas possam ter um número suficiente de pessoas em suas áreas de P&D, ainda é difícil identificar, utilizar e otimizar esses recursos.
A otimização dos recursos também contribui muito para solucionar as outras questões levantadas pela pesquisa como: dificuldade de estimar, planejar e entregar projetos de desenvolvimento (81%); compromisso com prazos muito agressivos e irreais (80%); e alocação de tempo suficiente durante o dia de trabalho para inovar (78%).
?A excelência em pesquisa e desenvolvimento exige foco nas pessoas?, diz Gisela Wilson, diretora do IDC para a área de soluções de gerenciamento do ciclo de vida do produto. ?Os departamentos de pesquisa e desenvolvimento com boa otimização de recursos, planejamento e capacidade são mais ágeis e, conseqüentemente, conseguem maior vantagem competitiva.?
Ainda segundo a pesquisa, embora muitas soluções de tecnologia tenham ajudado a melhorar os processos da área de P&D, as soluções para gerenciamento de projetos e portfólio ainda são as mais utilizadas. As principais tecnologias citadas foram: gerenciamento de projetos e portfólio (69%), gerenciamento de documentos (48%) e gerenciamento do ciclo de vida do produto (44%). Dessas três tecnologias, PPM foi a mais citada pelos entrevistados como a que apresenta melhores vantagens.