As fabricantes japonesas de produtos eletrônicos Hitachi e Matsushita anunciaram nesta sexta-feira (15/2) a assinatura de um contrato para formação de uma aliança para a fabricação de telas de cristal líquido (LCD). Em dezembro do ano passado, a Hitachi, a Matsushita e a Canon chegaram a firmar um acordo básico sobre esta aliança.
Segundo os termos do acordo, em 31 de março próximo, a Matsushita adquire uma participação acionária de 24,9% na Hitachi Displays, subsidiária que fabrica painéis LCD de tamanho pequeno e médio.
O acordo ainda está sujeito às aprovações legais. Após as condições serem aceitas, a Matsushita irá adquirir pelo valor de 66 bilhões de ienes (o equivalente a US$ 1,07 bilhão) a unidade de painéis LCD IPS com tamanho grande e o total das ações da IPS Alpha Technology, pertencentes a Hitachi Displays. Enquanto isso, a Hitachi irá manter a ação da IPS Alpha, em até 10%.
A IPS Alpha projeta, fabrica e comercializa painéis de LCD de tamanho grande. Até a execução do acordo, a Hitachi Displays irá manter uma participação majoritária na IPS Alpha. Segundo as normas de contabilidade vigentes nos EUA, porém, a IPS Alpha se tornará uma subsidiária consolidada da Matsushita, a partir de 31 de março.
Com a aliança, a Hitachi pretende acelerar o desenvolvimento de tecnologias de ponta e aumentar a competitividade na área de telas LCD com o desenvolvimento dos mais finos aparelhos de TV de tela plana e aparelhos ultrafinos da série ?Wooo UT?.
A Matsushita, por seu lado, espera alavancar o desempenho e reduzir os custos dos painéis da IPS Alpha, e aumentar a competitividade dos aparelhos da linha Viera, que inclui também as TVs de plasma. A empresa considera a nova fábrica da IPS Alpha como uma possível base para a fabricação de telas OLED.
Atualmente, a Hitachi e a Canon também estão finalizando um contrato formal.