A participação dos provedores banda larga no projeto de universalização do acesso à informação, a partir da ampliação do acesso à web via banda larga, está garantida. O compromisso foi firmado entre o ministro das Comunicações, Hélio Costa, e a Rede Global Info, que reúne mais de 650 provedores no país.
Segundo a entidade, o ministro se comprometeu a garantir a participação dos provedores no projeto, que prevê que os provedores desenvolvam ações para levar o acesso à internet em banda larga a todos os municípios brasileiros.
De acordo com o presidente da Rede Global Info, Jorge de La Rocque, o ?ministro se mostrou muito consciente dos problemas do setor e garantiu que o projeto nacional de universalização do acesso à internet no Brasil consiste em promover o ?backbone? nessas localidades e permitir que os provedores de acesso cumpram as ações referentes à última milha, que é a ponta final do atendimento ao usuário final?.
Ainda segundo o dirigente, Hélio Costa afirmou que a intenção do governo ?é que as operadoras de telecomunicações levem o ?backbone? a todos os municípios do país e que, a partir destas, os provedores possam ser os responsáveis pelo atendimento à população local e também aos órgãos públicos como escolas e hospitais com o mínimo de 2 Mbps?. ?Saímos muito otimistas da reunião ao constatar que temos um ministro profundo conhecedor do mercado, consciente e comprometido com os interesses da população e das empresas do setor?, afirmou de La Rocque.
A Rede Global Info informou que pretende se reunir com a equipe técnica responsável pelo projeto do ministério para iniciar o plano de ação para o cumprimento do atendimento.